Outros Esportes

A competição acontece entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro em Assunção, no Paraguai

Publicado em

Foto: Assessoria/Seduc-MT

O aluno-atleta da Escola Estadual de Tempo Integral Governador José Fragelli, de Cuiabá, David Henrique Oliveira Gomes, de 14 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que vão acontecer entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro em Assunção, no Paraguai.

 

David foi campeão na modalidade de judô nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) 2025, que aconteceu em Uberlândia (MG), no mês de outubro. Conquistando a medalha de Ouro, o estudante do 8º ano contou que os Jeb’s foram importantes para criar novas amizades, conhecer outro estado e competir no esporte que ama.

 

De acordo com o judoca, já são mais de 11 anos treinando na categoria. “Entrei no judô com 3 anos de idade, mas venho me preparando para competir há 4 anos. Essa conquista é fruto de muito esforço”, disse ele.

 

O pai, que é professor e treinador do estudante, Thiago Campo Gomes, afirmou que os preparativos do filho são realizados todos os dias na escola, que é vocacionada ao esporte.

Leia Também:  Brasil vence Cuba no beisebol, soma terceira vitória no Pan 2023 e mira medalha
 

“Levar o nome da escola e do Estado de Mato Grosso a nível nacional e internacional tem sido único. Esse feito não acontece há mais de 10 anos, então estamos muito contentes”, completou o professor.

 

Entre pai e filho, o orgulho é o mesmo. David contou que se não fosse pelo pai, com certeza não praticaria o esporte. “Gosto muito de tê-lo comigo nos treinos desde quando era pequeno. É muito gratificante”.

 

Orgulhoso, Thiago concorda: “Me sinto feliz por ter colocado ele no esporte e ver o lugar no qual ele chegou, além de tudo o que vem conquistando. Ser pai e treinador é uma sensação muito boa”.

 

Thiago observa que o filho já está em contagem regressiva para ir aos Jogos Sul-Americanos Escolares. “Chegamos nesse nível internacional e a escola está animada para viver esse momento. Nossa família também está se organizando e esperando que dê tudo certo nessa competição. Esperamos que ele consiga trazer esse ouro para o Brasil”, completou Thiago.

 

Com mais de 50 medalhas conquistadas para o estado de Mato Grosso, os Jeb’s reuniram mais de 5 mil jovens atletas, na categoria de 12 a 14 anos, representando os 26 estados e o Distrito Federal.

Leia Também:  Haliburton faz história e coloca Pacers a um passo da final da NBA
 

Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A participação mato-grossense na competição nacional foi coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

AtivaMente fortalece laços da comunidade escolar na UFMT

Published

on

Crédito: Emanoele Daiane

O evento reuniu mais de 300 estudantes de oito escolas municipais

A manhã nublada e de clima fresquinho deste sábado (6) ajudou a embalar o ritmo dos pequenos atletas que lotaram as quadras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a última etapa do projeto AtivaMente. O evento, que reuniu mais de 300 estudantes de oito escolas municipais, foi considerado um sucesso absoluto pela comunidade escolar. Entre gols, dribles, risadas e torcida, famílias inteiras vibraram a cada lance, reforçando a integração entre escola, esporte e lazer.

Foram 44 partidas de futsal, distribuídas em quatro quadras, todas com 10 minutos de duração. A final, disputada no ginásio da UFMT, coroou a manhã que encerrou meses de atividades do AtivaMente, projeto criado para estimular amizade, disciplina, movimento e o gosto por práticas saudáveis no cotidiano.

A diretora da Emeb Maximiano Arcanjo Cruz, Sandra Miranda uma das unidades participantes destacou o alcance da iniciativa: “O projeto trouxe união e resgatou o verdadeiro senso esportivo nas escolas. Antes, ficávamos restritos às aulas de educação física, e agora vemos alunos motivados, querendo jogar, querendo participar. Isso também aproximou as famílias da escola, e isso não tem preço”, afirmou.

Leia Também:  Yaras vencem a China e seguem na briga por vaga nas quartas do Mundial de Rugby Sevens

Nas arquibancadas, o entusiasmo era visível. Maria Alcioneide, mãe das alunas Mariele, da Escola Aristotelino Alves Praeiro, acompanhou cada movimento com orgulho. “Achei um excelente evento. Uma oportunidade para as meninas, porque às vezes só os guris jogam, e dessa vez elas também tiveram espaço. Estão gostando muito. E por ser a primeira vez, está tudo muito organizado. Estão de parabéns”, avaliou.

A estudante Mariele também deixou o seu depoimento, ainda ofegante após a partida: “Eu adorei jogar! Foi muito legal ver todo mundo torcendo. Quero participar de novo”.

Entre as famílias animadas, estava também Franciele da Silva, mãe de um dos atletas mirins. Para ela, o saldo é totalmente positivo. “O importante não é só ganhar ou perder, mas participar. O projeto trouxe vontade de jogar, trouxe alegria para as meninas e também trouxe as famílias para perto da escola. Foi muito positivo para todo mundo”, resumiu.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a participação ativa dos professores – como os idealizadores Helvécio Lopes e Marluci Micheli –, o AtivaMente encerra sua fase final celebrando convivência, saúde e a certeza de que o esporte segue sendo uma poderosa ferramenta de transformação.

Leia Também:  Brasil vence Cuba no beisebol, soma terceira vitória no Pan 2023 e mira medalha

O evento termina, mas o entusiasmo dos pequenos atletas ainda ecoa pelas quadras. E, entre o clima ameno, o barulho das torcidas e a energia das crianças, Cuiabá celebrou mais um dia de esporte, comunidade e futuro.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA