600 CICLISTAS

8º Pedal Ecológico da Semob fomenta turismo e superação

Publicado em

Foto: Francinei Marans

O percurso teve 36 km, entre a Orla do Porto II e o Distrito da Guia

Histórias de superação pessoal, motivação e recomeço marcaram o 8º Pedal Ecológico, realizado neste domingo (30) pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob). A festa esportiva, que reuniu mais de 600 participantes, transformou o percurso de 36 km entre a Orla do Porto II e o Distrito da Guia em um grande movimento de saúde, solidariedade, inclusão e fomento ao turismo.

Foram 600 inscrições no evento, que reuniu ciclistas experientes e iniciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Porto Jofre, em Poconé, e de outros municípios do Estado, celebrando cada quilômetro como uma conquista.

Leonardo Vilela, 51 anos, morador de Várzea Grande, compartilhou sua história de superação. Após participar do pedal, o ciclista transformou a dor em motivação. “Minha coluna está destruída, sofri acidentes, fiquei depressivo e sedentário. Em um mês de pedal já fiz treinos de 80 km, 100 km. O pedal é minha terapia. Estou renascendo. Me sinto vivo como nunca. Parabéns à Prefeitura pelo apoio”, afirmou.

Leia Também:  Dana White confirma ausência de Conor McGregor em programa antidoping

Para a ciclista Fernanda Cáceres, do Tijucal, a experiência foi de superação coletiva: “36 km de muito suor, mas com excelente hidratação, segurança e apoio. Está incrível”.

A inclusão também foi destaque com o depoimento de Ademir Pilate, que integra o grupo do Pedal Além da Visão. Ele, que pedala com bicicletas duplas, reforçou a importância do esporte como integração: “Nosso guia enxerga, então ele nos ajuda a superar os desafios. E para nós é muito gratificante poder nos engajar nesse momento tão extraordinário, participando junto com todos nos pedais”.

A secretária adjunta de Esportes e Atividades de Rua da Semob, Regivânia Alves, também destacou o papel social do evento, que arrecadou fraldas geriátricas e leite em pó para serem doados ao Lar dos Idosos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. Alves comemorou o sucesso da edição, que contou com 600 inscrições.

“Muita gente trouxe a família, todos superando desafios. Mesmo no meio do percurso, com o sol quente, o pessoal não desanimou. Estavam felizes, hidratados e motivados. No Distrito da Guia encerramos com almoço, muita música com uma banda de lambadão e vários brindes. Vamos fomentar o comércio aqui na Guia, fazer o pessoal conhecer a região e seus pontos turísticos. O prefeito Abilio e a primeira-dama Samantha gostam muito, são ciclistas, e tenho certeza de que a Prefeitura continuará apoiando o projeto”, destacou a secretária.

Leia Também:  Após ouro em Paris, Ana Patrícia e Duda miram novos desafios no vôlei de praia

O evento, organizado pela Acrono Esportes, contou com apoio da Prefeitura de Cuiabá, da Polícia Militar e de toda a estrutura de emergência, com ambulância e equipe de pronto atendimento. Três ônibus do transporte público foi disponibilizado para conduzir os ciclistas que desejaram retornar à Orla do Porto II para buscar seus veículos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

AtivaMente fortalece laços da comunidade escolar na UFMT

Published

on

Crédito: Emanoele Daiane

O evento reuniu mais de 300 estudantes de oito escolas municipais

A manhã nublada e de clima fresquinho deste sábado (6) ajudou a embalar o ritmo dos pequenos atletas que lotaram as quadras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a última etapa do projeto AtivaMente. O evento, que reuniu mais de 300 estudantes de oito escolas municipais, foi considerado um sucesso absoluto pela comunidade escolar. Entre gols, dribles, risadas e torcida, famílias inteiras vibraram a cada lance, reforçando a integração entre escola, esporte e lazer.

Foram 44 partidas de futsal, distribuídas em quatro quadras, todas com 10 minutos de duração. A final, disputada no ginásio da UFMT, coroou a manhã que encerrou meses de atividades do AtivaMente, projeto criado para estimular amizade, disciplina, movimento e o gosto por práticas saudáveis no cotidiano.

A diretora da Emeb Maximiano Arcanjo Cruz, Sandra Miranda uma das unidades participantes destacou o alcance da iniciativa: “O projeto trouxe união e resgatou o verdadeiro senso esportivo nas escolas. Antes, ficávamos restritos às aulas de educação física, e agora vemos alunos motivados, querendo jogar, querendo participar. Isso também aproximou as famílias da escola, e isso não tem preço”, afirmou.

Leia Também:  Michel Augusto garante prata para o Brasil na estreia do Grand Slam de Tbilisi

Nas arquibancadas, o entusiasmo era visível. Maria Alcioneide, mãe das alunas Mariele, da Escola Aristotelino Alves Praeiro, acompanhou cada movimento com orgulho. “Achei um excelente evento. Uma oportunidade para as meninas, porque às vezes só os guris jogam, e dessa vez elas também tiveram espaço. Estão gostando muito. E por ser a primeira vez, está tudo muito organizado. Estão de parabéns”, avaliou.

A estudante Mariele também deixou o seu depoimento, ainda ofegante após a partida: “Eu adorei jogar! Foi muito legal ver todo mundo torcendo. Quero participar de novo”.

Entre as famílias animadas, estava também Franciele da Silva, mãe de um dos atletas mirins. Para ela, o saldo é totalmente positivo. “O importante não é só ganhar ou perder, mas participar. O projeto trouxe vontade de jogar, trouxe alegria para as meninas e também trouxe as famílias para perto da escola. Foi muito positivo para todo mundo”, resumiu.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a participação ativa dos professores – como os idealizadores Helvécio Lopes e Marluci Micheli –, o AtivaMente encerra sua fase final celebrando convivência, saúde e a certeza de que o esporte segue sendo uma poderosa ferramenta de transformação.

Leia Também:  Maratona do Rio chega à 21ª edição

O evento termina, mas o entusiasmo dos pequenos atletas ainda ecoa pelas quadras. E, entre o clima ameno, o barulho das torcidas e a energia das crianças, Cuiabá celebrou mais um dia de esporte, comunidade e futuro.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA