TRADIÇÃO E CULTURA

Tradicional Cavalhada de Poconé será realizada neste sábado (22)

Publicado em

A manifestação cultural integra a Festa de São Benedito, que conta também com a Dança dos Mascarados

A tradicional Cavalhada de Poconé ocorre neste sábado (22.06), a partir das 8h, no Clube Cidade Rosa (CCR). O evento é uma das manifestações mais populares de Mato Grosso e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“É com orgulho que ajudamos a manter vivo um dos principais espetáculos culturais do Estado. É um evento de fé, história e tradição que reforça a potência da cultura mato-grossense”, destaca a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

Integrando a Festa do Glorioso São Benedito de Poconé, a Cavalhada faz a representação campal da luta de caráter religioso entre mouros e cristãos. Também faz parte da mesma festa religiosa a Dança dos Mascarados, que acontece no próximo sábado (29.06), às 20h, na praça da Igreja Matriz do município.

Na Cavalhada são 12 cavaleiros de cada lado simulando a disputa entre povos cristãos e muçulmanos. Originalmente, a luta buscava a consolidação do cristianismo durante a Idade Média. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz.

Leia Também:  Band Bike Shop inaugura unidade em Cuiabá

Na apresentação dos Mascarados participam 28 dançarinos e mais 14 integrantes da banda. Usando máscaras, roupas de chitão, chapéus e outros adereços, metade deles dançam vestidos de homens, os galãs, e a outra metade vestidos de mulheres, as damas. A dança folclórica típica da região pantaneira presta homenagens ao Senhor Divino e a São Benedito.

A Festa do Glorioso São Benedito de Poconé é uma realização dos Festeiros de São Benedito e do Grupo Mascarados de Poconé. Além da Cavalhada e Dança dos Mascarados, a programação inclui ainda levantamento de mastro, procissão, missas e quermesses. O encerramento será no domingo (30.06), às 6h, com missa solene e apresentação dos novos festeiros.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Samantha lidera mutirão para revitalizar quadra e praça

Published

on

Foto: Assessoria

A iniciativa contou com apoio da Limpurb e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris (PL), participou de um mutirão de revitalização realizado no bairro Parque Cuiabá, com ações voltadas à recuperação de espaços públicos e áreas de lazer da comunidade. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Limpurb e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Além da revitalização da praça, o mutirão também promoveu a substituição e manutenção de equipamentos de ginástica instalados no local. Segundo Samantha, parte dos aparelhos foi trocada e outra recuperada.

A quadra esportiva da região também recebeu melhorias estruturais, conforme compromisso firmado com a comunidade ainda em 2025. Segundo a vereadora, o espaço apresentava problemas no telhado e nas telas de proteção, oferecendo riscos aos frequentadores.

“Essa quadra estava toda precisando de conserto, desde a parte da tela até a parte do telhado, que estava arriscado cair”, relatou.

De acordo com Samantha, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizou os reparos estruturais, enquanto a equipe do mutirão ficou responsável pela pintura e finalização do espaço. A iluminação da quadra também foi substituída para ampliar a segurança da comunidade e dos estudantes da escola localizada ao lado da praça.

Leia Também:  Copa do Mundo Feminina 2023 terá chuteiras feitas para mulheres

A vereadora participou ativamente das ações, assim como a equipe de gabinete. “Dizem que trabalho muito, ainda assim arrumo mais coisas pra fazer. O Parque Cuiabá merece essa mudança. Isso é muito importante, porque tem uma escola aqui do lado, e quanto mais segurança nessa região, melhor”, destacou a vereadora.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA