HOJE E AMANHÃ

Secel realiza encontro anual de alinhamento sobre esporte e lazer com gestores de todo o Estado

Publicado em

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Dentre os participantes inscritos estão gestores de municípios, de associações e de federações esportivas

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza o Encontro de Gestores de Esporte e Lazer nesta quarta (28.02) e na quinta-feira (29.02), das 8h30 às 17h. Além de apresentar e orientar sobre leis e as principais ações do Governo do Estado para o setor esportivo em Mato Grosso, o evento, que é anual, traz nesta edição palestras com representantes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

A previsão é que mais de 300 gestores de todo o Estado participem do Encontro, que será realizado no Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital mato-grossense. Dentre os participantes inscritos estão gestores de municípios, de associações e de federações esportivas.

Na quarta-feira (28.02), a programação conta com apresentações que visam orientar sobre os convênios realizados pelo Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Conselho Estadual de Desporto e as bases legais para impulsionar o setor. Também haverá mesa de conversas temáticas sobre esportes de inclusão e de rendimento, incluindo informações sobre as bolsas financeiras concedidas pelo Governo de Mato Grosso a atletas e técnicos por meio do programa Olimpus.

Leia Também:  Ngannou é classificado em 10º lugar pela WBC após derrota para Tyson Fury

Na quinta-feira (29.02), a agenda recomeça com a palestra do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, que recentemente foi eleito o gestor do ano na 8ª edição do Prêmio Sou do Esporte, que reconhece a governança e a transparência das entidades dirigentes do esporte nacional. Já em sua gestão, em 2022, a CBAt foi eleita a melhor confederação do mundo pela World Athletics.

Logo em seguida, será a vez da palestra com o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, Renato de Paula. Renomado fisioterapeuta e neurocientista, Renato possui mestrado e doutorado em Bioquímica Médica e dedicou sua carreira à promoção à promoção da saúde e da inclusão de pessoas com deficiência.

O último dia do evento ainda disponibiliza mais uma mesa de conversas temáticas, desta vez sobre as práticas exitosas de gestões municipais do Estado. Durante a tarde, representantes da Secel apresentam informações sobre as competições mato-grossenses a serem promovidas em 2024, que incluem Jogos Escolares, Jogos Estudantis de Seleções e Jogos Abertos.

Leia Também:  Luta entre Tyson Fury e Oleksandr Usyk é remarcada para 18 de maio

“O sistema esportivo estadual tem se fortalecido e ganhado muita credibilidade nos últimos anos, e um dos motivos é essa aposta nos diálogos e nas parcerias, além dos investimentos feitos pelo Governo do Estado. Na segunda-feira já tivemos o nosso encontro anual de alinhamento com as federações esportivas de Mato Grosso, e agora damos continuidade a essa política pública de envolvimento participativo no Encontro de Gestores”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

“No Olimpus tenho encontrado incentivo para continuar competindo”, afirma tenista

Published

on

Com apenas 14 anos, tenista mato-grossense tem a oportunidade de disputar em julho principal torneio de tênis do mundo

O tenista mato-grossense Livas Damazio, de Cuiabá, sagrou-se campeão da Copa Cosat 14 anos, único torneio de tênis do continente realizado na grama, no sábado (27.04). O esportista que é bolsista na categoria estudantil do Olimpus MT destacou a importância do incentivo que tem recebido do Governo do Estado.

“Estou muito feliz com meu resultado, conseguir ser campeão e garantir uma vaga em Wimbledon é muito mais do que eu sonhava. Agora é treinar bastante para ter um bom desempenho por lá. Agradeço demais ao Estado porque é através do Olimpus que eu tenho encontrado apoio e incentivo para continuar competindo nesses torneios que irão mudar minha vida”, afirmou.

O atleta também garantiu vaga para o torneio de Wimbledon, a mais antiga competição de tênis do mundo. Ele viaja em julho para Londres com todas as despesas pagas pela Confederação Sul-Americana de Tênis e pela organização do Grand Slam londrino.

Leia Também:  Primeiras rodadas da Taça das Favelas 2023 acontecem neste fim de semana

“Para nós é muito importante ter um mato-grossense representando nosso Estado e nosso país no mais importante torneio de tênis do mundo. Esse garoto tem uma história incrível e é um grande orgulho para nós e para sua família, seus treinadores e toda a comunidade do tênis de Mato Grosso. Nossos investimentos em esporte têm gerado grandes resultados”, ressaltou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA