ENTRE 10 E 12 DE MAIO
MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano
Essa é a primeira vez que evento internacional é realizado no Centro-Oeste
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será realizada de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com entrada gratuita. O Governo do Estado se preparou desde junho do ano passado para receber o evento internacional realizado no Centro-Oeste pela primeira vez.
“O número de participantes é bastante relevante e que com toda a certeza vai movimentar o esporte e a economia do nosso Estado. O mais importante é que não vamos ser só salão de festa, mas teremos os nossos atletas na disputa e, também, na corrida de pontos por vagas para os Jogos Olímpicos de Paris”, destacou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer do Estado, Jefferson Carvalho Neves.
Confirmaram presença as seleções de Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela. O Brasil com 90 atletas (45 homens e 45 mulheres) terá a maior delegação do evento, seguido pela Colômbia, com 68 atletas, Chile (36), Paraguai (35) e Venezuela (27). Da Europa, a Espanha trará 30 atletas e Portugal 29.
A Real Federação Espanhola anunciou que a delegação será integrada por oito campeões nacionais: Daniela Fra (400 m com barreiras), Una Stancev (salto el altura), Arantxa Moreno (lançamento do martelo), Miguel Baidal e Ilias Fifa (corrida de rua 10 km), Aleix Pi (salto com vara), Diego Casas (lançamento do disco) e Nicolás Quijera (lançamento do dardo).
Um dos quatro mato-grossenses na competição é a líder do ranking brasileiro do salto em distância, Lissandra Maysa Campos, do município de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá) e beneficiária do Olimpus MT, programa de bolsas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“Aqui o pessoal gosta de atletismo, acho que vai lotar como no Troféu Brasil. Os meninos do projeto (Instituto Vicente Lenílson Atletismo) já estão agitados”, afirmou.
A atleta, de 22 anos, que está treinando duro para obter uma boa marca em sua prova, disse que até van alugada virá de sua cidade natal com familiares e amigos. “Da tarde para a noite não vai estar muito calor, todo mundo já vai ter saído do trabalho e virá assistir”, completou Lisandra, que acredita que estar perto de uma torcida especial é uma motivação a mais para o seu objetivo: o sonhado índice olímpico (6,86m).
A sua melhor marca é 6,69m do ano passado, recorde brasileiro e sul-americano na categoria sub-23. “Tem saído beirando nos treinos. Eu sempre sonho com a Olimpíada, desde que eu entendi o que é o atletismo”, disse a saltadora que ainda bem jovem teve a experiência de ir ao Mundial de Budapeste, Hungria, em 2023.
Lissandra começou no esporte com brincadeiras de rua e em recreação na praça e correu aos 12 anos em provas kids como a Maratoninha da Caixa e a Corrida de Reizinho chegou para treinar no Instituto Vicente Lenílson em 2014.
“Ela saltava 4,86m e depois de dois meses fez 5,20m no Brasileiro Escolar, com apenas 13 anos”, comentou a treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, que foi atleta olímpica do salto triplo em Atlanta-1996. “Como única mulher do atletismo de Mato Grosso a ir para uma Olimpíada quero passar o bastão para a Lissandra. Ela está preparada tanto na parte física como psicológica e o salto longo está perto”, acrescentou.
Jânio Varjão (Barra do Garças), Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda) e Almir Junior (Peixoto de Azevedo) são os outros mato-grossenses que compõem a seleção que irá representar o país na competição. Assim como Lissandra, Jânio e Wendell são bolsistas Olimpus MT.
Além dos esportistas da casa e estrangeiros, Cuiabá receberá competidores de todo o Brasil. As delegações ainda terão nesta 20ª edição do torneio treinadores, integrantes de comissões multidisciplinares e dirigentes, totalizando 646 pessoas.
Articulação do Estado
Cuiabá – que tem uma das melhores pistas de atletismo do Brasil atualmente – já foi a sede do Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-23 em 2022, e do Troféu Brasil de Atletismo – com grande sucesso de público (250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil no estádio, em quatro dias de disputas) – em 2023.
O Ibero-Americano é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado de Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), UFMT e SESI-MT.
A competição terá transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da CBAt.
Outros Esportes
Servidora de Cuiabá é convocada para Mundial de Karatê-Dô
Published
2 dias agoon
10 de setembro de 2026By
Da Redação
Ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou diversos títulos
A servidora municipal da Educação Nayara Karoline Amarante de Amorim também tem levado o nome da capital mato-grossense para o cenário esportivo nacional e internacional. Atleta de Karatê-Dô Tradicional, faixa-preta 3º Dan e integrante das seleções Mato-Grossense e Brasileira, ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou títulos estaduais, nacionais, Pan-Americanos e mundiais.
No mais recente desafio, disputado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Curitiba (PR), durante o 37º Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, Nayara conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, ampliando o histórico de resultados construído ao longo de sua carreira.
Trajetória
A relação da atleta com o karatê começou ainda na infância e está diretamente ligada à história de sua família. Ela cresceu dentro do ambiente do dojô, convivendo desde cedo com o esporte e com os valores transmitidos pela prática.
Aos sete anos de idade, em 2001, Nayara começou a disputar os Campeonatos Brasileiros e, desde então, foi medalhista em todas as edições das quais participou. Ao longo da carreira, soma 22 títulos de campeã brasileira, além de importantes conquistas em competições internacionais.
Entre os resultados de maior destaque está o título de campeã mundial conquistado em Portugal, em 2024. A atleta também possui medalhas de prata e bronze em diferentes edições de Campeonatos Mundiais realizados na Polônia, Eslovênia e no Brasil, em modalidades como Kata Individual e em Equipe, Kumitê Individual e Enbu, disputado em dupla.
O desempenho esportivo também rendeu à atleta o reconhecimento com a Honra ao Mérito Desportivo Cuiabano, homenagem que destaca sua contribuição para o esporte e para a representação da cidade.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Alves, a trajetória de Nayara representa o potencial transformador do esporte e serve de inspiração para outros cuiabanos.
“A Secretaria Municipal de Esporte vem trabalhando para que histórias como a da servidora Nayara Karoline Amarante de Amorim sejam uma rotina na vida dos nossos cidadãos cuiabanos, pois acreditamos que o esporte é uma das grandes ferramentas de transformação social”, disse.
O secretário também destacou a honra de ter a atleta representando a capital cuiabana. “Quanto à vencedora Nayara Karoline, nos sentimos honrados por uma servidora da casa representar tão bem o nosso município. Que outras vitórias venham e que tudo isso possa continuar inspirando novos atletas cuiabanos”, afirmou.
Para Nayara, representar Cuiabá possui um significado especial, principalmente por ser a cidade onde nasceu e onde também construiu sua trajetória profissional como servidora pública municipal.
“Representar Cuiabá tem um significado muito especial para mim. É a cidade onde nasci e onde, além de atleta, também exerço minha profissão como servidora pública municipal. Então, quando entro em uma competição levando o nome de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil, existe um sentimento de orgulho, pertencimento e responsabilidade muito grande”, destaca.
Segundo a atleta, levar o nome da capital para competições de alto rendimento é também uma forma de mostrar a força do esporte cuiabano.
“É uma alegria e satisfação pessoal poder mostrar que temos atletas daqui competindo em alto nível e levando o nome da nossa cidade para outros lugares do mundo e para o mais alto lugar do pódio”, afirma.
Novos desafios
Agora, um novo desafio internacional está no horizonte. Nayara foi convocada para integrar a equipe brasileira no 23º Campeonato Mundial de Karatê-Dô, que será realizado no Cairo, no Egito, entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro deste ano.
Para viabilizar a participação na competição, a atleta busca investimentos, apoio e recursos necessários para custear sua preparação e presença no Mundial. A meta é voltar a representar Cuiabá e Mato Grosso em uma das principais competições da modalidade.
Por trás das medalhas e títulos, a trajetória da servidora é marcada por anos de treinamento, dedicação, renúncias e desafios. Para ela, os ensinamentos adquiridos no tatame ultrapassam o ambiente esportivo e contribuem para sua formação pessoal e profissional.
Nayara acredita ainda que sua história pode servir de inspiração para outras pessoas encontrarem no esporte uma oportunidade de transformação.
“O esporte é um grande fator de transformação social e humana. Ele contribui para o desenvolvimento de valores como respeito, honra, disciplina, constância, autocontrole e capacidade de continuar mesmo diante dos desafios e dificuldades. São aprendizados que ultrapassam o tatame e que levamos para a vida pessoal, profissional e para a convivência em sociedade”, ressalta.
Para a atleta, o reconhecimento institucional também contribui para fortalecer o esporte em Cuiabá e incentivar novas gerações a ingressarem em diferentes modalidades.
“Esse reconhecimento da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Lazer é importantíssimo para o fortalecimento do esporte na nossa cidade, para a valorização dos nossos atletas e para incentivar os cuiabanos e nossos cuiabaninhos a encontrarem no esporte oportunidades de desenvolvimento, formação e transformação”, conclui.
Amigos do Garcia e Unidos de Poconé empatam na Arena Setor 5
Unidos da VG goleia Amigos TW por 6 a 2 e mantém 100%
Em jogo tenso e com polêmica no fim, SG vence UDA
Julierme resolve e Boca Juniors vence a primeira na Tuca Maia
Copa S18 terá jogos decisivos em Barão de Melgaço
FUTEBOL AMADOR
Amigos do Garcia e Unidos de Poconé empatam na Arena Setor 5
Partida teve todos os gols no segundo tempo, duas viradas e Ticolé garantindo o 3 a 3 Amigos do Garcia...
Unidos da VG goleia Amigos TW por 6 a 2 e mantém 100%
Equipe chega a 12 gols em duas partidas e conquista segunda vitória consecutiva na Copa Tuca Maia O Unidos da...
Em jogo tenso e com polêmica no fim, SG vence UDA
Lukinhas Mutante decide em tiro livre nos acréscimos; UDA reclama da arbitragem Tropa do SG e Unidos do Dom Aquino...
FUTSAL
3ª Copa Santa Helena de Futsal começa nesta quarta-feira
Grupo A abre a competição com seis partidas a partir das 19h, na quadra do bairro Santa Helena A bola...
Jogadora é suspensa por 5 anos após chutar cabeça de adversária
Ela foi excluída das atividades da Liga Desportiva do Eusébio e o time dela foi eliminado Uma jogadora foi suspensa...
Magnus goleia o Campo Mourão por 3 a 0
Time paulista construiu a vitória na etapa final e salta para a 2ª colocação O Magnus venceu o Campo Mourão...
FUTEVÔLEI
Podcast Bola Da Vez terá nova temporada a partir de abril
Willian Reis receberá convidados do mundo esportivo no Folha 360 Estúdio Depois de alguns meses de “férias”, o Podcast Bola...
PODCAST – A BOLA DA VEZ – EP 3/24 – RONEY DE PINHO E MC
COMENTE ABAIXO: Leia Também: Jovem atleta cuiabano é medalhista em Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu
PODCAST – A BOLA DA VEZ – EP 2/24 – WALDECY ZULU E RIVELINO GV
COMENTE ABAIXO: Leia Também: Elizeu Capoeira desafia Gunnar Nelson e Neil Magny após vitória
OUTROS ESPORTES
Servidora de Cuiabá é convocada para Mundial de Karatê-Dô
Ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou diversos títulos A servidora municipal da Educação...
Coronel Assis apoia evento de futevôlei em Santo Antônio
Deputado federal se reuniu com organizadores e destacou investimentos destinados ao esporte em MT O esporte de Santo Antônio de...
Presidentes de federações esportivas apoiam Pivetta
Representantes de diferentes modalidades apontam crescimento do esporte mato-grossense Dirigentes de federações esportivas de Mato Grosso destacaram os investimentos realizados...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Futebol Amador24 horas agoCopa Tuca Maia tem quatro jogos nesta sexta-feira
-
Outros Esportes2 dias agoServidora de Cuiabá é convocada para Mundial de Karatê-Dô
-
Futebol Profissional2 dias agoFlamengo vence Independiente del Valle na altitude e abre vantagem nas quartas da Libertadores
-
Futebol Amador6 horas agoJulierme resolve e Boca Juniors vence a primeira na Tuca Maia








