PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO

Beneficiária do Projeto Olimpus garante medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Publicado em

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A conquista de Lissandra Maysa Campos totaliza as 11 medalhas no primeiro dia do Ibero, em Cuiabá

A atleta Lissandra Maysa Campos foi a primeira mato-grossense a garantir uma medalha no primeiro dia de competições do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado nesta sexta-feira (10.05), em Cuiabá. A competição segue até domingo (12), com entrada franca para o público no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“É uma energia inexplicável estar competindo em casa, com a minha família e meus amigos, e quem sempre torceu e está comigo em todos os momentos. Isso foi muito importante pra mim”, ressaltou a esportista de Nossa Senhora do Livramento, que recebe o incentivo do Projeto Olimpus, programa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Quero parabenizar a todos os atletas que estarão presentes aqui durante esses dias. Desejo a todos uma grande competição e que o espírito olímpico que embala a todos aqueles que participam de competições esportivas, nas suas diversas modalidades, possa estar sempre presente. E que nós possamos sair daqui com grandes resultados e campeões que estarão presentes nas próximas Olimpíadas em Paris”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, na cerimônia de abertura do evento realizada na noite desta sexta-feira.

Com a marca de 6,53m no salto em distância, Lissandra está na corrida de pontos no ranking mundial por vaga olímpica. “A próxima meta é treinar, fazer esse índice olímpico (6,84m) para me garantir melhor no ranking e melhorar a posição para os Jogos de Paris 2024. De qualquer forma, já é inexplicavel tudo que estou vivendo esse ano, participar de um mundial e saber que estou próxima de viver as Olímpiadas não tem preço”.

Leia Também:  CBum revela jejum de 80 horas: “Sempre quis fazer” e surpreende seguidores

A atleta é uma das mato-grossenses que junto com Jânio Varjão (Barra do Garças) e Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda) representa o projeto Olimpus na competição.

“Estamos muito satisfeitos de trazer um evento desse porte para Mato Grosso. Tudo isso só foi possível porque nosso esporte, em geral, vem sendo atendido. Para nós é muito valioso dar a possibilidade desse protagonismo para os nossos atletas, de deixá-los ainda mais motivados para entregar no “quintal de casa” o altíssimo nível de atletismo que vem sendo feito em nosso Estado”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado de Mato Grosso, com parcerias da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), UFMT e SESI-MT.

“Essa competição já entra para a história como evento com maior número de inscritos de todos os tempos. Nós temos hoje 23 países em Mato Grosso e mais de 500 atletas. Agradeço ao Governo do Estado por acreditar nesse sonho e de trazê-lo para o Centro-Oeste em um evento dessa magnitude, obrigado por todo o apoio para que nós pudéssemos fazer essa entrega”, agradeceu o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos.

Estiveram presentes na abertura do evento o deputado estadual Beto Dois a Um, os secretários de Estado de Comunicação, Laice Souza, e de Cultura e Esporte, Jefferson Carvalho Neves, e o adjunto de Esporte, David Moura, o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Tomires Lopes, e representantes da Confederação Brasileira de Atletismo, além dos atletas olímpicos Vicente Lenilson e Maurren Maggi.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá abre mais quadras escolares para a comunidade

Seleção Brasileira

O Brasil, que possui a maior delegação do evento com 86 atletas (43 mulheres e 43 mulheres), somou 11 medalhas (4 de ouro, cinco de prata e duas de bronze) no primeiro dia de disputas do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, após a disputa de duas etapas nesta sexta-feira, com destaque para os campeões Felipe Bardi, nos 100 m rasos (11.14), Tatiane Raquel da Silva, nos 3.000 m com obstáculos e o revezamento 4×400 m. O quarto ouro veio da etapa da manhã, com Valdileia Martins no salto em altura.

Todas as medalhas do Brasil
Ouro (4)

Valdileia Martins – salto em altura (1,88 m)
Tatiane Raquel da Silva – 3000 metros com obstáculos (9.46.25)
Felipe Bardi dos Santos – 100 metros rasos (10.14)
Revezamento 4x 400 m (Vitor Hugo de Miranda, Maria Victoria Belo de Sena, Tiago Lemes da Silva e Leticia Nonato Lima) – 3.17.85

Prata (5)
Lissandra Maysa Campos – salto em distância (6,53 m, 0.7)
Darlan Romani – arremesso do peso (20,53 m)
Vitória Rosa – 100 m (11.23)
Simone Ponte Ferraz – 3.000 metros com barreiras (9.52.93
Altobeli Santos da Silva – 3.000 metros com obstáculos (8.37.13)

Bronze (2)
Eliane Martins – salto em distância (6,47 m)
Welington Silva Morais – arremesso do peso (20,51 m)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

FutPro Expo 2026 reúne CBF, ídolos e executivos em megaevento inédito

Published

on

Evento conecta negócios, inovação e experiências no futebol

O futebol brasileiro ganhará, entre os dias 7 e 9 de maio, um novo ponto de encontro para quem movimenta a indústria do esporte. A FutPro Expo 2026 chega ao calendário como um evento inédito no país, reunindo clubes, federações, investidores, empresas e profissionais em uma plataforma que combina negócios, conteúdo e experiências dentro e fora de campo.

Realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o evento nasce com ambição internacional e estrutura robusta:

Mais de 50 horas de programação;
Feira com centenas de expositores;
Congressos e ativações de marca;
Ações sociais e uma agenda esportiva que inclui amistosos da Seleção Brasileira.
A proposta é clara: integrar todos os agentes do ecossistema do futebol em um único ambiente, promovendo conexões estratégicas e fomentando o desenvolvimento do setor no Brasil.

“A FutPro Expo foi pensada para ser mais do que uma feira. Queremos criar um ambiente onde clubes, federações, investidores e empresas conversem no mesmo nível, gerem negócios reais e construam soluções para o futuro do futebol brasileiro. Vamos reunir os principais decisores da modalidade em um só lugar.” — Alexandre Frota, CEO do evento.

Leia Também:  Atletas estudantis de MT conquistam 12 medalhas nos Jogos da Juventude

Presenças de Peso e Visão Global
A primeira edição já confirma nomes relevantes do futebol nacional e internacional, reforçando o posicionamento estratégico do encontro. Entre os destaques estão:

Deco: Ex-jogador e executivo do Barcelona, que participará de um talk show sobre gestão, mercado e governança no futebol de elite.
Denílson: Pentacampeão mundial, executivo e comentarista.
Samir Xaud: Presidente da CBF, que, junto a outros dirigentes, reforçará a presença institucional da entidade em painéis sobre a gestão e o futuro do futebol brasileiro.
Muito Além do Conteúdo: Experiências e Jogos
Um dos diferenciais da FutPro Expo é a integração entre o ambiente de negócios e a experiência esportiva. No dia 9 de maio, o evento receberá amistosos internacionais dentro da Arena Connect, montada no próprio pavilhão. A programação inclui:

Confronto entre Brasil e Argentina no futsal sub-20;
Partida da Seleção Brasileira de beach soccer contra a Guatemala.
Além disso, a programação oferece a FutPro Academy (com cursos e conteúdos especializados), premiações dos destaques do futebol e iniciativas sociais voltadas à inclusão, com a participação de atletas com TEA e Síndrome de Down.

Hub de Negócios e Futuro do Futebol
Inspirada em grandes eventos internacionais, a FutPro Expo foi estruturada para funcionar como um hub permanente de conexões. A expectativa para a edição de 2026 é expressiva:

Leia Também:  Prêmio Sabino Albertão 2023 irá homenagear destaques do esporte em MT

Mais de 5 mil participantes;
Cerca de 200 empresas expositoras;
Representantes de ligas, federações e mais de 60 clubes.
Com essa proposta, o evento se posiciona como um novo marco para o futebol brasileiro, conectando o mercado nacional às principais tendências globais e abrindo espaço para discussões estratégicas sobre inovação, gestão e crescimento sustentável no esporte.

Os ingressos já estão disponíveis no site oficial: http://futproexpo.com.br/

Sobre a FutPro Expo 2026
A FutPro Expo 2026 é um evento inédito de negócios dedicado ao ecossistema do futebol, que reúne clubes, federações, executivos, investidores, marcas, startups e especialistas do setor em uma plataforma integrada de conexões, conteúdo e experiências. Com feira de negócios, congressos, academy, premiação e ações sociais, a FutPro Expo nasce com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do futebol brasileiro e conectá-lo às principais tendências do mercado global. A primeira edição acontece de 7 a 9 de maio de 2026, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA