Futebol Profissional
Duelo contra o Vasco deste sábado é pontapé inicial de período que terá disputas de mata-mata, impacto de Davide Ancelotti e possíveis mudanças com uso de reforços
Após o fim da participação na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo volta a campo às 18h30 (de Brasília) deste sábado contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Duas semanas depois da eliminação diante do Palmeiras, o Alvinegro passa a ter pela frente a metade mais decisiva da temporada. Há a possibilidade de novas dinâmicas no ataque, expectativa pela adaptação de reforços e o impacto do trabalho de Davide Ancelotti, que não comandará o time no clássico.
Sucessão no ataque
O clássico deste sábado será o primeiro jogo do Botafogo sem dois de seus titulares até então, um deles ídolo – o atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair, ambos negociados com o Nottingham Forest. A saída do camisa 99 abre espaço para o que pode ser uma nova configuração do ataque alvinegro.
Arthur Cabral é visto como o sucessor natural de Igor, mas possui características distintas. É menos móvel e mais fixo na área, participando menos da construção de jogadas. Não à toa, quando foi perguntado sobre o ex-camisa 99, Arthur negou ser seu substituto. O que não muda, entretanto, é o peso de tornar-se a referência ofensiva do Alvinegro.
Com 11 jogos pelo Botafogo até aqui, Mastriani é uma opção para atuar como segundo atacante, mas conta com a concorrência de outro reforço: Joaquín Correa. O argentino, ex-Inter de Milão, tem dois jogos até aqui e passa por período de adaptação comum a outros nomes recém-contratados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/S/y/yIac3mTNyuzzlM1CSpXQ/gettyimages-2223143245.jpg)
Arthur Cabral em Palmeiras x Botafogo, na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Image Photo Agency/Getty Images
Mata-mata no horizonte
Com o início da “parte 2” da temporada a partir de Vasco x Botafogo, o Alvinegro também passa a mirar compromissos outrora distantes: as disputas de mata-mata na Copa do Brasil e na Libertadores. O clássico será o pontapé inicial para um trabalho que terá que se provar em breve – primeiro contra o Bragantino, no torneio nacional, e depois contra a LDU na competição sul-americana.
Minutagem a reforços
Dos cinco jogadores contratados pelo Botafogo antes da Copa do Mundo de Clubes, quatro estão relacionados para o clássico: o zagueiro Kaio Pantaleão, o meia Álvaro Montoro e os atacantes Arthur Cabral e Joaquín Correa. A exceção é o o goleiro Christian Loor.
Com um calendário mais robusto a partir da retomada do Brasileirão, a comissão técnica do Botafogo também poderá fazer testes e definir hierarquias com os nomes que chegaram e os que já estavam à disposição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/F/f/KIoY27RyG92p6gAKATwg/54620226045-883e49c290-k.jpg)
Joaquín Correa em atuação em Palmeiras x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo
Até o momento, Montoro foi o mais utilizado, com três partidas na Copa do Mundo de Clubes – e elogios internos sobre comprometimento e habilidade em treinos. Arthur Cabral e Joaquín Correa surgem na sequência com dois jogos cada, e Kaio é quem foi menos acionado até aqui. Curiosamente, o zagueiro é quem tem mais perspectiva de minutos no futuro próximo, já que é o único zagueiro destro à disposição do Botafogo.
Ideias de Ancelotti
Mesmo sem comandar o time, visto que não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a tempo, Davide Ancelotti pode mostrar suas primeiras ideias no Botafogo no clássico – ainda que por meio de Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente que será interino contra o Vasco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/0/p/Z7rip7S5OcT9PbL6QFHw/54645301122-fe084f9d0d-k.jpg)
Davide Ancelotti — Foto: Vítor Silva/Botafogo
O italiano foi a aposta de John Textor rumo a um time de estilo mais ofensivo e identificado com o chamado “Botafogo Way”. O técnico de 35 anos tem menos de uma semana de trabalho até aqui, e seus treinos têm focado em diferentes estratégias no ataque.
O Botafogo é o atual oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos e um jogo a menos. Após o clássico contra o Vasco, o Alvinegro terá pela frente Vitória, Sport e Corinthians no torneio nacional.
Futebol Profissional
Palmeiras vence o Fluminense e joga por empate para ir à final da Libertadores
Published
16 horas agoon
15 de outubro de 2026By
Da Redação
O Palmeiras saiu do Maracanã com a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira, e chega ao jogo de volta da semifinal da Libertadores em situação bastante confortável. Em uma partida de poucas oportunidades claras, Flaco López e Marlon Freitas converteram as chances que tiveram, enquanto Wesley Natã marcou o gol de honra dos donos da casa já nos acréscimos.
O resultado tem sabor de vantagem estratégica: no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nubank Parque, em São Paulo, o Verdão joga simplesmente por um empate para garantir vaga na final.
A campanha continental do clube paulista ajuda a explicar a frieza com que administra esses momentos. Esta é a 13ª semifinal de Libertadores da história do Palmeiras, que persegue o quarto título da competição. Somando os últimos seis anos, foram cinco semifinais disputadas, com três classificações à decisão — convertidas em dois troféus e um vice.
O jogo
O primeiro tempo foi de estudo, com o Fluminense criando um pouco mais. Logo no início, o Palmeiras respondeu com um contra-ataque, mas Flaco López estava em impedimento. Na sequência, Ganso lançou Hulk, que tocou para Canobbio; o uruguaio bateu de primeira, por cima do gol de Carlos Miguel. Aos 18, Hulk arriscou de fora da área e assustou. O Tricolor chegou a ficar mais perto do gol aos 40, quando Ganso encontrou Hulk na área, o camisa 7 girou com espaço e finalizou, obrigando Carlos Miguel a trabalhar.
O gol do Verdão veio aos 44 minutos, curiosamente na primeira finalização da equipe na partida. Piquerez tabelou com Andreas Pereira pela esquerda e cruzou na medida para Flaco López completar para as redes. Até o intervalo, o Palmeiras ainda teve mais duas chances: um corte preciso de Thiago Silva e um chute rasteiro de Flaco López que passou perto da trave de Fábio.
O segundo tempo começou com o Palmeiras pressionando. Aos dois minutos, Marlon Freitas recuperou a bola e acionou Piquerez, que invadiu a área e viu Fábio espalmar. O Fluminense respondeu aos sete, com chute de Hércules defendido por Carlos Miguel, e logo depois com cabeçada de Canobbio após escanteio, novamente afastada pelo goleiro.
Quando o jogo parecia caminhar para o controle tricolor, o Palmeiras mostrou sua eficiência. Aos 21, Jhon Arias deu um belo passe para Giay, que finalizou com perigo, para fora. Aos 36, Marlon Freitas puxou contra-ataque e abriu com Felipe Anderson, que driblou e bateu cruzado — Fábio salvou. Minutos depois, porém, a sobra ficou: Mauricio passou para Sosa, cujo chute rasteiro parou no goleiro, e Felipe Anderson tocou para trás. Marlon Freitas apareceu para bater de primeira e marcar o segundo, sem chances para Fábio.
O Fluminense ainda descontou nas últimas jogadas da partida. Guga cruzou na área, Carlos Miguel mal calculou a saída e Wesley Natã subiu mais que a defesa para cabecear e diminuir o placar, dando emoção ao resultado final.
Antes da decisão da vaga, os dois times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Fluminense recebe o Santos no domingo (18), às 16h, no Maracanã, pela 31ª rodada. No sábado (17), às 19h30, o Palmeiras visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.
FICHA TÉCNICA |
|
|---|---|
| Resultado | Fluminense 1 x 2 Palmeiras |
| Competição | Copa Libertadores – Semifinal (jogo de ida) |
| Local | Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 14 de outubro de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 21h30 (horário de Brasília) |
| Cartões amarelos | Barboza (Palmeiras) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| FUNÇÃO | NOME |
|---|---|
| Árbitro | Facundo Tello (ARG) |
| Assistentes | Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG) |
| VAR | Silvio Trucco (ARG) |
| JOGADOR | MOMENTO | EQUIPE |
|---|---|---|
| Flaco López | 44 minutos do 1º tempo | Palmeiras |
| Marlon Freitas | 38 minutos do 2º tempo | Palmeiras |
| Wesley Natã | 47 minutos do 2º tempo | Fluminense |
| EQUIPE | JOGADORES | TÉCNICO |
|---|---|---|
| Fluminense | Fábio; Guga, Thiago Silva, Millán e Guilherme Arana; Nonato, Martinelli (Hércules) e Ganso (Lucho Acosta); Canobbio (Kevin Serna), Savarino (Wesley Natã) e Hulk (Rodrigo Castillo) | Marcão |
| Palmeiras | Carlos Miguel; Murilo, Gustavo Gómez e Barboza; Giay, Marlon Freitas, Lucas Evangelista, Andreas Pereira (Mauricio) e Piquerez; Jhon Arias (Felipe Anderson) e Flaco López (Ramón Sosa) | João Martins (auxiliar técnico) |
Fonte: Esportes
Palmeiras vence o Fluminense e joga por empate para ir à final da Libertadores
Atlético-MG goleia o City Torque e encaminha vaga na final da Sul-Americana
Vasco vence o Boca na Bombonera com um a menos e está a um empate da decisão da Sul-Americana
Empate no 455º Gre-Nal: Grêmio e Internacional seguem na zona de rebaixamento
Galo vira nos acréscimos e derruba invencibilidade do Santos
FUTEBOL AMADOR
Amigos do Gago vence o Umuarama na Copa Tuca Maia
Partida movimentada teve sete gols e vitória apertada Amigos do Gago e Unidos do Umuarama 2 fizeram um dos jogos...
Maranhão marca três e Pax Nacional goleia Jocafi/Bananinha
Meia-atacante comandou a vitória por 5 a 1, com três gols, dois deles em chutes de fora da área A...
Tropa do FB também se garante na final da Copa Três Barras
FB suportou a reação do adversário e garantiu classificação para a decisão A Tropa do FB está classificada para a...
FUTSAL
3ª Copa Santa Helena de Futsal começa nesta quarta-feira
Grupo A abre a competição com seis partidas a partir das 19h, na quadra do bairro Santa Helena A bola...
Jogadora é suspensa por 5 anos após chutar cabeça de adversária
Ela foi excluída das atividades da Liga Desportiva do Eusébio e o time dela foi eliminado Uma jogadora foi suspensa...
Magnus goleia o Campo Mourão por 3 a 0
Time paulista construiu a vitória na etapa final e salta para a 2ª colocação O Magnus venceu o Campo Mourão...
FUTEVÔLEI
Podcast Bola Da Vez terá nova temporada a partir de abril
Willian Reis receberá convidados do mundo esportivo no Folha 360 Estúdio Depois de alguns meses de “férias”, o Podcast Bola...
PODCAST – A BOLA DA VEZ – EP 3/24 – RONEY DE PINHO E MC
COMENTE ABAIXO: Leia Também: Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
PODCAST – A BOLA DA VEZ – EP 2/24 – WALDECY ZULU E RIVELINO GV
COMENTE ABAIXO: Leia Também: Gramado do Estádio de Nova Mutum segue alvo de críticas no Mato-grossense
OUTROS ESPORTES
Complexo Jardim Passaredo une futebol, cidadania e apoio escolar
As atividades atendem crianças, jovens e adultos e proporcionam novas opções de convivência e desenvolvimento A Prefeitura de Cuiabá, por...
Jogos Abertos reúnem atletas das regiões Oeste e Sudeste de MT
As competições serão realizadas entre sexta-feira (9) e domingo (11), com expectativa de atrair 1,7 mil pessoas Com a expectativa...
Prefeitura de Sinop entrega motos 0km às equipes vencedoras
Premiação foi destinada aos campeões das modalidades Futsal Adulto Masculino, Futebol Sete Adulto Masculino, Futebol Sete Master Masculino e Voleibol...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Futebol Profissional7 dias agoNeymar sai do banco, marca dois e Santos empata com o Flamengo
-
Futebol Profissional7 dias agoAthletico-PR e Atlético-MG empatam em 2 a 2 no Brasileirão
-
Futebol Profissional7 dias agoFlaco López marca, Palmeiras vence o Bahia e colar no líder Flamengo
-
Futebol Profissional7 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão






