Futebol Profissional

Ary Borges: É muito emocionante pensar em como cheguei aqui

Publicado em

Se setores do futebol mundial ainda não estavam familiarizados com Ary Borges, agora estão . Fazendo sua estreia na Copa do Mundo Feminina da FIFA™, a meio-campista de 23 anos foi a vencedora do Brasil, marcando três gols e marcando um na vitória por 4 a 0 sobre o Panamá.

“Eu mal podia esperar por isso, e é um sonho estar aqui jogando a Copa do Mundo”, disse Ary. “Realmente é um dos melhores dias da minha vida. Estou muito feliz com meus três gols e, acima de tudo, com o início que fizemos.”

Em um dia inesquecível, ela se tornou a primeira jogadora do Brasil – homem ou mulher – a marcar um hat-trick em sua estreia na Copa do Mundo. Nesse processo, e durante 90 minutos, ela transformou Adelaide em um pedacinho de São Luís, cidade do nordeste brasileiro onde nasceu e cresceu e em cujas praias recebeu uma educação sobre a vida e o futebol.

Borges não teve uma educação fácil. Aos 10 anos, seus pais a deixaram com a avó, quando se mudaram para São Paulo – a cidade economicamente mais produtiva do país – para melhorar a situação financeira da família.

Leia Também:  Com um gol nos acréscimos, Botafogo vence Santos e respira no Brasileirão

Quando ela finalmente se juntou aos pais na cidade grande, o futebol ajudou a aproximá-los novamente. Alimentado pelo sonho de vê-la se tornar uma jogadora, o pai de Borges, Dino, percorreu São Paulo em busca de um clube onde ela pudesse realizar seu talento para o jogo.

Ele encontrou um no Centro Olímpico, que tem fama de desenvolver jovens jogadores e onde ela teve sua primeira experiência no futebol competitivo organizado. Seguiram-se passagens pelo Sport Recife, São Paulo e Palmeiras antes de uma mudança em dezembro passado para os EUA e Racing Louisville na National Women’s Soccer League (NWSL). Então veio um lugar na história da Copa do Mundo no Hindmarsh Stadium, a última parada em uma carreira cheia de idas e vindas.

“É muito emocionante para mim olhar para trás e ver tudo o que fiz para chegar até aqui”, disse um choroso Borges em campo depois. “Tem sido um dia de sentimentos mistos. “Houve sorrisos, houve lágrimas e pensei em minha família e de onde vim. É um sonho para mim estar aqui”.

Uma bênção de ‘A Rainha’

Leia Também:  Coritiba vence Amazonas e é campeão da Série B do Brasileirão

Ary nunca demorou a dizer que Marta é seu maior modelo no jogo. Ela realizou o sonho de jogar ao lado de seu herói há alguns anos, mas nem ela poderia imaginar que faria tal feito com o maior jogador do Brasil de fora.

Depois de tirar uma ou duas folhinhas do livro de Marta, a meio-campista abriu espaço para seu ídolo a 15 minutos do final. Os dois compartilharam um abraço caloroso enquanto trocavam de lugar, uma indicação de quanto ‘A Rainha’ aprovou o que ela tinha visto.

“Marcar três gols na estreia não é fácil, mas ela estava em um plano diferente”, disse Marta. “Ela fez um hat-trick e deu uma assistência, então foram quase quatro. Ela ficou muito feliz e eu me senti honrado em acompanhá-la. Eu estava bem relaxado mesmo.”

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Vitória vence e afunda o Vasco na zona de rebaixamento

Published

on

O Vasco da Gama amargou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira. Pela 19ª rodada, o time carioca foi superado pelo Vitória por 1 a 0 no Barradão, em Salvador, em partida que marcou a retomada do torneio após a parada para a Copa do Mundo. O algoz da noite foi um velho conhecido da torcida vascaína: Renato Kayzer, que entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória baiana.

O resultado mantém o Vasco em situação delicada na competição. Com 20 pontos, a equipe segue na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento para a Série B. O Vitória, por outro lado, chega aos 25 pontos e assume o nono lugar, ganhando fôlego na tabela.

O jogo

A primeira etapa no Barradão foi marcada pelo equilíbrio e por poucas oportunidades claras de gol. As duas equipes tiveram dificuldades para furar as linhas defensivas, e o placar permaneceu inalterado durante os 45 minutos iniciais.

A história mudou na segunda etapa. Aos 24 minutos, Diego Tarzia aproveitou uma saída de bola errada do Vasco dentro da área, roubou a posse e serviu Renato Kayzer. O atacante, que iniciou a partida no banco de reservas, não perdoou: tirou do goleiro Léo Jardim e estufou as redes, calando a torcida cruzmaltina que marcou presença em Salvador.

Leia Também:  Brasil joga com Coreia do Sul neste sábado na Arena Pantanal

O gol teve um gosto especial para Kayzer, ex-jogador do Vasco, que não comemorou o lance por respeito ao antigo clube. Para o Cruzmaltino, porém, o sabor foi amargo. O time não conseguiu reagir nos minutos finais e saiu do Barradão com mais um resultado negativo na competição.

FICHA TÉCNICA
Partida

Vitória 1 × 0 Vasco

Competição Brasileirão Série A — Rodada 19
Local Barradão, Salvador (BA)
Data 16 de julho de 2026 (quinta-feira)
Horário 19h30 (de Brasília)
Cartões amarelos Nenhum
Cartões vermelhos Nenhum
Gols Renato Kayzer (24′ 2ºT) — Vitória
Árbitro Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Rafael Tadeu Alves de Souza (SP)
VAR Heber Roberto Lopes (SC)
Vitória  Lucas Arcanjo; Jamerson (Brítez), Cacá, Luan Cândido, Ramon; Baralhas, Emmanuel Martínez, Zé Vitor (Pochettino); Erick (Marinho), Renê (Renato Kayzer) e Tarzia (Fabri). Técnico: Jair Ventura
Vasco  Léo Jardim; Puma Rodríguez, Carlos Cuesta, Robert Renan, Cuiabano; Cauan Barros, Thiago Mendes (Tchê Tchê), Adson (Marino Hinestroza), Johan Rojas (Andrés Gómez), Nuno Moreira (David); Spinelli (Brenner). Técnico: Pedro Emanuel

Fonte: Esportes

Leia Também:  Flamengo vence o Cuiabá por 3 a 0 pela estreia do Brasileirão Sub-17

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA