ATIVIDADES INTERATIVAS

Parque Mãe Bonifácia recebe corrida de rua pela Semana do Meio Ambiente 2023

Publicado em

O Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, receberá a corrida de rua Circuito das Estações, etapa Inverno, em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 2023. Os atletas poderão escolher entre os percursos de 5 ou 10 quilômetros que ocorrerão domingo (04), com largada às 7h em pelotão único. A corrida ocorre na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e terá o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Com largada e chegada na unidade de conservação, os atletas irão partir da Praça Cívica, no interior do Parque, passarão pela estátua da Mãe Bonifácia e seguirão contornando pela Praça do Cerrado até a saída pela Miguel Sutil onde os corredores seguirão o percurso e retornarão. Serão entregues premiações para os três primeiros colocados, nas categorias masculina e feminina, para as duas distâncias disputadas.

“Convidamos toda a população para participar dos eventos, que foram programados para aproximar o cidadão dos temas relacionados ao meio ambiente e a utilização racional dos recursos naturais. As atividades são para toda a família, e trazem como destaque a nossa corrida, que alia a atividade física com a conscientização e educação ambiental”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Leia Também:  Mini Estádio "Beto Cuiabano" recebe últimos ajustes para abertura

Como parte da corrida ocorre dentro de uma unidade de conservação do tipo proteção integral, os atletas devem observar aspectos importantes, especialmente em relação à fauna silvestre que habita o local. Não será permitida a entrada e distribuição de alimentos sólidos no Parque, mas bebidas como isotônicos e água estão permitidas.  Os corredores também devem se manter estritamente nas pistas pavimentadas e indicadas no percurso.

A Corrida pelo Meio Ambiente resultará na recuperação de uma nascente na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Para cada corredor, uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságua no córrego quarta-feira, curso que abastece a lagoa do Parque das Águas.

Do tipo permanente e difusa, ou seja, verte água o ano todo com insurgências em múltiplos pontos, a nascente a ser recuperada fica ao lado do Detran. A recuperação terá orientação técnica da Sema e será feita por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).

Semana do Meio Ambiente

Atividades para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis serão oferecidas a quem passar pelo Parque Mãe Bonifácia. Durante a manhã do domingo (04), os visitantes que estiverem na unidade poderão escolher participar das oficinas de compostagem e separação de resíduos sólidos. Já as crianças poderão exercitar os dons artísticos para montagem de animais da fauna silvestre, como capivara, jacaré, arara, tucano e jaguatirica.

Leia Também:  Superliga B entra nas semifinais com clássicos estaduais e duelos decisivos

Quem estiver na Praça Cívica do Parque Mãe Bonifácia, em frente ao Casarão, também poderá participar do jogo “Fique Legal com o Meio Ambiente”. A brincadeira tem o objetivo demonstrar quais são as atitudes para o cumprimento da legislação Ambiental relacionado aos temas de: vegetação Nativa, Queimadas, Pesca e Resíduos Sólidos.

Também estará disponível um tabuleiro ampliado do jogo em que as pessoas poderão percorrer a trilha como se fossem as peças do jogo. Até quatro participantes podem jogar, respondendo perguntas sobre o que legal ou ilegal em relação ao meio ambiente. Vence quem chegar à última casa primeiro.

“O Dia do Meio Ambiente é comemorado em todo mundo há quase meio século e busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Para este ano, teremos uma programação que aproxima o cidadão mato-grossense da pauta ambiental, demonstrando que há formas de adotar atitudes mais sustentáveis no cotidiano”, explica a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Vânia Guedes.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Capoeiristas mandam bem na 7ª Copa Nortão de Capoeira

Published

on

Atletas do Grupo Canto do Sabiá representaram o município com destaque na competição

Sorriso esteve muito bem representado na 7ª Copa Nortão de Capoeira Internacional, realizada neste domingo (19), em Lucas do Rio Verde. Os atletas do Grupo Canto do Sabiá, do Polo Cultural Mário Raiter, demonstraram todo seu talento ao conquistarem importantes colocações em diferentes categorias da competição.

Entre os destaques da delegação, três atletas conquistaram o lugar mais alto do pódio. Ana Júlia “Cadente” foi campeã na categoria Infantil 2 Feminino. Na categoria Juvenil 1 Feminino, o título ficou com Ana Luiza “Caixinhos Dourados”, enquanto Arthur Melo “Cebolinha” garantiu o primeiro lugar na categoria Juvenil 1 Masculino.

Sorriso também esteve entre os melhores colocados com Hemilly Vitória “Lagartixa”, que conquistou o quarto lugar na categoria Juvenil 1 Feminino, e João Gabryel “Cascão”, quinto colocado na categoria Juvenil 1 Masculino.

Segundo a secretária de Cultura de Sorriso Marisa Neto, as conquistas são resultado do empenho dos atletas, das famílias e dos instrutores, que diariamente trabalham para fortalecer a capoeira como instrumento de inclusão social, formação cidadã e valorização da cultura brasileira. “Estamos muito felizes com os resultados e, mais uma vez, nossas equipes mostraram a importância dos investimentos em projetos culturais e esportivos no município, criando oportunidades para que crianças e jovens desenvolvam suas habilidades, representem Sorriso em eventos regionais e estaduais e levem o nome da cidade cada vez mais longe”, disse Marisa.

Leia Também:  Cuiabá recebe o Botafogo, líder do Brasileirão

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA