ASSÉDIO NO PARADESPORTO

Marta Francés anuncia aposentadoria após anos de bullying

Publicado em

Sam Mellish/Getty Images

Medalhista paralímpica espanhola se despede do triatlo aos 29 anos, após sofrer seis anos de hostilidade e discriminação

A triatleta espanhola Marta Francés, de 29 anos, anunciou oficialmente sua aposentadoria do paratriatlo. A decisão, divulgada em suas redes sociais na última sexta-feira (16/5), foi motivada por anos de bullying e assédio no ambiente esportivo. Mesmo com uma trajetória vitoriosa, Marta revelou que viveu um ambiente hostil durante os seis anos em que competiu profissionalmente, especialmente após alcançar destaque internacional.

“Obrigada também a todos vocês que tornaram minha vida num inferno com o bullying incessante durante 6 anos”, desabafou no vídeo publicado. “Alguns podem pensar que é atirar a toalha ao chão. Bem, não é. É vencer a guerra.”

Conquistas históricas sob pressão

Apesar das adversidades, Marta Francés construiu uma carreira de superação e conquistas expressivas. Ela foi medalhista de prata nas Paralimpíadas de Paris 2024, além de conquistar o ouro no Mundial de sua categoria. Marta competia na classe PTS4, voltada a atletas com deficiências físicas de menor grau em um dos lados do corpo ou com ausência de membros.

Leia Também:  Secel abre inscrições para edital que financia projetos esportivos de instituições sociais

Em sua mensagem de despedida, ela celebrou a força emocional que a manteve firme mesmo diante das agressões:
“Eu só tinha um sonho: ser atleta olímpica e ganhar uma medalha, mas acima de tudo, ser feliz. Não só realizei esse sonho, como também tenho uma força interior que sei que ninguém teria em meu lugar.”

Repercussão e próximos passos

A atleta será homenageada no próximo 31 de maio, em cerimônia que reconhecerá seu legado no paratriatlo espanhol. Marta também afirmou que não descarta ações legais contra os responsáveis pelo assédio, indicando que sua luta por justiça continuará fora das pistas.

O caso levanta um alerta sobre as condições psicológicas enfrentadas por atletas paralímpicos e reforça a urgência de ambientes esportivos mais inclusivos e livres de discriminação. A história de Marta é um retrato duro, mas necessário, das batalhas silenciosas por trás das vitórias públicas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Michelly Alencar homenageia campeão cuiabano da Expoagro

Published

on

O peão Murilo de Lima esteve hoje na Câmara Municipal de Cuiabá

A vereadora Michelly Alencar homenageou, durante a Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Cuiabá, o peão Murilo de Lima, campeão da montaria em touros da 58ª Expoagro. Também participou da homenagem o organizador de rodeios Zeca Batista.

Natural de Cuiabá, Murilo encerrou um jejum de mais de 20 anos sem um representante da capital mato-grossense conquistar o principal título da competição. Na edição de 2026 da Expoagro, o peão somou 439,25 pontos e garantiu o primeiro lugar.

Ao prestar a homenagem, Michelly destacou a importância de reconhecer atletas que levam o nome de Cuiabá ao lugar mais alto do pódio e valorizou o trabalho realizado na organização do evento.

“Foi uma oportunidade que eu não poderia deixar passar. Há mais de 20 anos Cuiabá não tinha um campeão cuiabano no rodeio. O Murilo fez uma atuação brilhante, digna desse título. Tornou-se a grande estrela da competição, e também é importante reconhecer o trabalho do Zeca Batista na organização, em parceria com o Sindicato Rural. Parabéns ao Murilo e a todos os envolvidos”, afirmou a vereadora.

Leia Também:  Com cesta decisiva de Booker, Suns vencem Bucks e emplacam quarta vitória seguida

Emocionado, Murilo de Lima agradeceu pela homenagem e relembrou a trajetória até a conquista do título.

“Quero agradecer, primeiramente, a Deus. Estou muito feliz. Ganhar dentro de casa é uma felicidade que vai ficar para a vida inteira. Há muito tempo a gente vinha lutando por esse momento. Graças a Deus consegui realizar o maior sonho da minha carreira. Para mim, essa vitória tem o peso de um título de Barretos”, comemorou.

O organizador de rodeios Zeca Batista ressaltou que a conquista representa um marco para o esporte local e destacou o compromisso da organização em fortalecer a Expoagro.

“Nossa empresa nasceu em Cuiabá e, depois de 10 anos de trabalho, conseguimos ver um campeão da cidade vencer a competição. Foi uma grande feira, com portões abertos para a população, e uma grande vitória para Cuiabá. Já estamos planejando a próxima edição com uma estrutura ainda maior”, declarou.

*Classificação final da montaria em touros da 58ª Expoagro:*

* 1º lugar: Murilo de Lima (Cuiabá-MT) – 439,25 pontos;
* 2º lugar: Daniel Batista (Inhumas-GO) – 433,75 pontos;
* 3º lugar: Renato Franco (Vila Bela da Santíssima Trindade-MT) – 423,00 pontos;
* 4º lugar: Felipe Matheus (Tangará da Serra-MT) – 412,25 pontos;
* 5º lugar: Nickolas Matheus (Tangará da Serra-MT) – 336,00 pontos.

Leia Também:  Brasil estreia contra a Grécia no Mundial de Vôlei Feminino 2025

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA