Parajiu-Jitsu

Atletas mato-grossense conquistam medalhas em Campeonato Mundial na Grécia e nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em

Divulgação

A delegação mato-grossense que participou dos mundiais de Parajiu-Jiutsu na Grécia e nos Emirados Árabes Unidos, está retornando para o Brasil trazendo medalhas. Até o momento foram conquistadas 22 medalhas entre ouro, prata e bronze. As competições em Abu Dhabi, capital executiva dos Emirados, terminam no próximo domingo (17.11).

A viagem contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e foi acompanhada pelo secretário David Moura, e pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, reconhecida como madrinha nacional e embaixadora mundial do Parajiu-Jitsu.

Na Grécia, a equipe da Associação de Jiu-Jitsu Paradesportivo, de Barra Garças, conquistou 9 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e duas de bronze, no mundial que ocorreu de 23 a 28 de outubro, em Heraklion, na ilha de Creta.

Nos Emirados Árabes Unidos,  já garantiram 11 medalhas. Realizada nos dias 6 e 7, a competição paradesportiva faz parte do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi, que é considerado o maior e mais prestigiado evento da modalidade no mundo.

Leia Também:  Paulo Willemann Filho estreia na F4 Brasil

Os pódios foram alcançados nas categorias de lesão medular, paralisia cerebral e amputados, com os atletas Vivaldo Pereira, Elcirley Luz, Marcus Aurelius, Suiany Linhares, Mário Edson Oliveira, João Pedro Caldeira, Antônio Vitor Lopes. Na inclusão reversa, os medalhistas foram Isabela Ladislau e Pedro Marcos Braga.

Completa a lista de medalhistas o paratleta, Kaike Angelim, na categoria K-2 a K4, de paraplegia. Além de vice-campeão mundial, o esportista de Cuiabá recebeu o Troféu de Atleta Superação da competição.

Desde meu acidente há 1 ano e 11 meses eu achei que nunca mais poderia lutar. E estar novamente fazendo história e representando meu estado de Mato Grosso fui muito gratificante, expressa Kaike.

Para o secretário da Secel, David Moura, a participação da delegação mato-grossense mostrou ao mundo a força do paradesporto no Estado.

Esses atletas são exemplos de orgulho e de superação para todos nós.  Mais do que medalhas, nos trazem muita inspiração para continuar investindo em políticas públicas que provam o poder transformador do esporte na vida das pessoas. As ações desenvolvidas pela primeira-dama Virginia Mendes com a inclusão serve de modelo para outros Estados, conclui o secretário.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Handebol define campeões dos JECs 2026

Published

on

Confrontos decisivos aconteceram no Complexo do Ginásio Dom Aquino

As finais do handebol dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 movimentaram o Ginásio Dom Aquino, reunindo atletas, professores e torcedores em disputas equilibradas que definiram os campeões da modalidade na categoria A, destinada a estudantes de 15 a 17 anos.

No feminino, o IFMT Campus Octayde Jorge da Silva conquistou o título após vencer a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes por 11 a 10, em uma partida decidida nos detalhes. Com o resultado, o IFMT garantiu o primeiro lugar, enquanto a Escola Militar Tiradentes ficou com a segunda colocação.

Na decisão masculina, o Colégio Ibero-Americano confirmou o título ao superar a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes por 30 a 10. O IFMT completou o pódio da categoria ao conquistar a terceira colocação.

A classificação final do handebol ficou definida da seguinte forma:

Feminino

1º lugar: IFMT Campus Octayde Jorge da Silva

2º lugar: Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes

Masculino

1º lugar: Colégio Ibero-Americano

Leia Também:  Paddy Pimblett desafia Charles do Bronx e outras lendas após vitória no UFC 314

2º lugar: Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes

3º lugar: IFMT Campus Octayde Jorge da Silva

Coordenador da modalidade, o professor Austerclínio destacou o envolvimento dos estudantes durante a competição e a importância do evento para a formação esportiva dos jovens.

“Mais uma vez, o handebol mostrou a força do esporte escolar em Cuiabá. Tivemos equipes comprometidas, partidas equilibradas e um ambiente de respeito entre os participantes. O mais importante é ver os estudantes vivenciando valores como disciplina, trabalho em equipe e superação”, afirmou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressaltou o papel dos Jogos Estudantis na promoção da integração entre as escolas e no incentivo à prática esportiva.

“Os Jogos Estudantis Cuiabanos são uma oportunidade para que nossos jovens desenvolvam suas habilidades esportivas e fortaleçam valores importantes para a vida. A participação das escolas e o empenho dos atletas demonstram a relevância desse projeto para a comunidade escolar”, declarou.

Os Jogos Estudantis Cuiabanos 2026 tiveram início em maio e seguem até 30 de junho, com disputas em diversas modalidades esportivas. A competição reúne estudantes de escolas públicas e privadas da capital, promovendo integração, convivência e o fortalecimento do esporte educacional.

Leia Também:  Yaras vencem a China e seguem na briga por vaga nas quartas do Mundial de Rugby Sevens

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA