EM JOÃO PESSOA

Atletas estudantis de MT conquistam 12 medalhas nos Jogos da Juventude

Publicado em

Foto por: André Durão/COB

Delegação mato-grossense ficou em 7º lugar no quadro de medalhas em torneio com participantes de todo o país

Mato Grosso ficou entre os sete estados brasileiros com maior número de medalhas nos Jogos da Juventude, que ocorreram de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (Paraíba). Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a delegação mato-grossense conquistou 12 medalhas nas modalidades de taekwondo, badminton, natação, wrestling e atletismo.

De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a meta era colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do Brasil.

“Conseguimos ficar entre os sete no quadro de medalhas, deixando estados que sempre estiveram na ponta para trás. É uma marca fantástica dentro dos Jogos da Juventude, que é a maior competição nacional escolar nessa faixa etária”, celebra Marcelo, que também chefiou a delegação nos Jogos.

O evento esportivo reúne os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude simbolizam o início da carreira de grandes esportistas brasileiros, como Darlan Romani e Alison dos Santos, a judoca Sarah Menezes e o mesatenista Hugo Calderano.

Leia Também:  Governo investe mais de R$ 19 milhões no Projeto Olimpus

De Mato Grosso, 157 atletas de diferentes municípios se classificaram para a competição nacional, após competirem nas etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis promovidos pela Secel. A pasta também custeou a viagem da delegação a João Pessoa em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).

“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, ao secretário David Moura, ao adjunto Beto Corrêa e a toda equipe Secel pelo empenho que possibilitou essa brilhante classificação de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2024”, complementa Marcelo.

Além das medalhas, dois mato-grossenses se sobressaíram batendo os únicos recordes do atletismo. No lançamento do dardo, Francisco Paulo Petri, de Marcelândia, atingiu 74,66m e superou o recorde de 10 anos, que era de 71,04m. No salto triplo, Davi Souza de Lima, de Cuiabá, cravou 15,55m, desbancando a distância que era 15,41m há oito anos.

No primeiro bloco, realizado de 13 a 16 de novembro, as competições abrangeram as modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. De 17 a 22 de novembro, as disputas foram de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. E de 23 a 28 de novembro, o terceiro e último bloco envolveu as modalidades de atletismo, esgrima, handebol e voleibol.

Leia Também:  Treinador aponta vitória de Robson Conceição após empate: "Foi a melhor luta dele"

Confira as medalhas conquistadas por Mato Grosso:

Ouro (6)
Taekwondo: Jhennifer Cristina Pires, na categoria até 49 kg
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 100m costas
Atletismo: Francisco Paulo Petri, no lançamento de dardo
Atletismo: Rafael Tokashiki Souza, no salto em altura
Atletismo: Vitoria da Silva Marques, nos 3.000 metros
Atletismo: Davi Souza De Lima, no salto triplo

Prata (2)
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 50m costas
Atletismo: Aldo Neto Tserebre Tsere Uhi, nos 3.000 metros

Bronze (4)
Badminton: Jeferson Cristaldo e Jhonatan Damasceno, na dupla
Wrestling: Wandson Rodrigues de Deus, na luta livre até 110 kg
Wrestling: Kaylen Eduarda Gomes, na luta livre até 65 kg
Atletismo: Giovana Santana Reia, no lançamento de disco

A seleção feminina de handebol mato-grossense ainda conquistou o bronze da 2ª divisão dos Jogos da Juventude.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Campeã olímpica Jaqueline Silva participa de palestras em Sorriso

Published

on

Ações antecipam a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

A campeã olímpica Jaqueline Silva, um dos maiores nomes da história do vôlei de praia brasileiro, estará em Sorriso na próxima terça-feira (18) para participar de atividades promovidas pelas secretarias municipais de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude.

A visita integra a programação que antecede a realização do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) Challenger, que será disputado no município entre os dias 20 e 23 de agosto.

Durante a passagem por Sorriso, Jaqueline participará de uma palestra voltada a professores e gestores da rede municipal de ensino e comandará uma clínica esportiva para alunos de projetos selecionados pelas secretarias.

Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em uma modalidade coletiva, Jaqueline tornou-se referência nacional no esporte e ajudou a consolidar o vôlei de praia brasileiro no cenário internacional.

As ações fazem parte das atividades de divulgação e integração do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger, competição promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que reunirá 64 atletas de diversos estados do país em Sorriso.

Leia Também:  Sinop e Confresa sediam etapas dos Jogos Escolares e Estudantis

Programação

Palestra para professores e gestores

Data: 18 de agosto (terça-feira)

Horário: 13h

Local: Auditório da Faculdade Atenas Sorriso

 

Clínica esportiva para alunos de projetos selecionados

Data: 18 de agosto (terça-feira)

Horário: 16h

Local: Arena Villa Romana

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA