sITE

A lenta renovação do futebol amador

Por Corneteiro em 25/04/2017 às 00:52:24

Imagem: Internet

Mais uma semana se passou, e aqui estamos nós para expor mais um tema polêmico de debate no futebol amador. Estamos vendo ano após ano, uma geração de atletas se prolongar no protagonismo das competições da nossa região, e o principal motivo desse fato, sem dúvida nenhuma, é a falta de reposição de peças de qualidade.

O Brasil de modo geral é um grande fabricante de talentos no futebol, e na baixada cuiabana não é diferente. Então, porque a cada ano fica mais difícil para encontrarmos jovens revelações que decidam campeonatos, e que assumam o protagonismo de suas equipes? A resposta é complexa.

O motivo é o mesmo que atinge o futebol profissional. Está cada vez mais raro, termos competições de escolinhas, valorização de categorias de base e acima de tudo, a lapidação de joias brutas que aparecem em todo canto do estado, mas não tem muitas opções de qualidade para o desenvolvimento da técnica, física e até mesmo psicológico.

Escolinha do Águia do Norte, Inter do CPA, Escolinha do Profeta, Uirapuru, Búfalo Gil, Coxiponense do Patini, entre outras. Se ficarmos aqui relembrando as escolinhas de futebol do passado, ficaremos até semana que vem citando as opções. E todos os atletas que hoje atuam no futebol amador, e que já tem mais de 30 anos, já passaram por alguma escolinha, e desde seus 9, 10, 11 anos de idade, já experimentavam a sensação real de ser um jogador de futebol. Hoje em dia, as opções são escassas, gratuito então, mais ainda.

Por isso, dificilmente teremos uma reviravolta, para que possamos ver novos jogadores brotando aos montes e ocupando lugares daqueles que já estão prestes a entregar seus bonés. Mas fica a esperança, de que projetos públicos prestigie as categorias de base da baixada cuiabana, e que um dia, possamos ver brilhantes campeonatos com 20, 25 equipes de sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e sub20, para que num futuro não muito distante, o ciclo de renovação se torne algo natural, o que acaba progredindo ainda mais o nível de competitividade.

Enquanto isso, vamos desfrutando da experiência e talento, daqueles que já fizeram muito, e continuam proporcionando belos espetáculos nos campeonatos amadores da região.

Fonte: Corneteiro

Comunicar erro
Resenha Store 728x90
Drogaria Bela Vista 728x90
Titania 728 X 90
GTX 728x90
LuckSports 728x90

Comentários

Mine Delivery
Fut Gif