Copa Libertadores da América ou Copa do Brasil com convidados?

Diogo Pécora fala sobre a expectativa para o desempenho dos clubes brasileiros na Libertadores 2023

Por Administrador em 29/03/2023 às 17:55:38

Vai começar a fase de grupos da Copa Libertadores da América, a maior e mais importante competição de clubes da América do Sul, mas será que se tornará mais uma Copa do Brasil?

Nos últimos anos temos visto uma hegemonia do futebol brasileiro que se apresenta cada vez com mais destaque na competição, prova é que adstrito às últimas quinze edições, o futebol brasileiro esteve presente em onze finais, sagrando-se campeão em nove delas.

Vale destacar que nesse período também, foram vários jogadores brasileiros eleitos como o melhor jogador da competição, muitos artilheiros, além de times com melhores ataques e/ou defesas na maior competição de clubes da América do Sul.

Será que teremos na atual edição mais uma extensão da Copa do Brasil? Teremos mais uma final brasileira? Mais uma vez um atleta brasileiro será o Rei da América? Será o artilheiro? Um clube brasileiro terá o melhor ataque/defesa?

Não sabemos ainda, as respostas só virão após a bola rolar, mas as expectativas são boas, afinal teremos sete equipes brasileiras com oportunidades de manter a hegemonia em 2023, em ordem alfabética, são elas: Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

Poderiam ser oito equipes brasileiras, mas infelizmente o Fortaleza ficou na fase inicial e não integrará o seleto grupo de brasileiros na fase de grupos da atual edição da Copa Libertadores da América.

O que podemos esperar dos clubes brasileiros?

De princípio é necessário destacar que todas as equipes brasileiras possuem potencial e devem evoluir ao longo da competição, bem como estão jogando competições de níveis técnicos diferentes, mas observando o atual momento, em um ranking de expectativas podemos classificar na seguinte ordem: Palmeiras, Fluminense, Athletico Paranaense, Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Internacional.

Resumidamente, explico:

O Palmeiras, apesar de ter perdido peças importantes, o Abel Ferreira tem o grupo nas mãos, trabalha muito bem dentro e fora do campo, além de ter conseguido recuperar outros atletas do elenco, trazendo confiança e mantendo de certa forma o estilo de jogo que tem alcançado os objetivos. Esse ano já ganhou a Supercopa do Brasil e está na final do Campeonato Paulista.

O Fluminense, além de ter se reforçado bem para a temporada, inclusive repatriando o lateral-esquerdo Marcelo, o qual deve resolver um problema antigo da posição, manteve o técnico Fernando Diniz que evoluiu na função e está fazendo o time do Fluminense apresentar bons resultados no melhor estilo Diniz de jogar bola. Esse ano conquistou Taça Guanabara e está mais uma vez na final do Campeonato Carioca.

O Atlhetico Paranaense, atual vice-campeão da competição, praticamente manteve a espinha dorsal do elenco, vem sobrando na competição estadual, está de bem com a torcida e tem tudo para levar o título estadual, jogará as finais contra o Cascavel.

O Flamengo, atual campeão da competição, possui de longe o melhor elenco entre os times brasileiros, mas a mudança de técnico e fatores extracampo tem influenciado bastante e de forma negativa, mesmo com o elenco recheado de bons jogadores, o time permanece instável e não vem rendendo o que todos sabem que pode render, talvez seja o time brasileiro com maior potencial de evoluir na competição. Esse ano já disputou sem êxito a Supercopa do Brasil, o Mundial de Clubes, a Recopa Sulamericana e a Taça Guanabara, além de estar na final do Campeonato Carioca.

O Atlético Mineiro, depois de uma temporada decepcionante no ano passado, trocou o comando técnico, perdeu peças importantes, mas ao mesmo tempo foi ao mercado e se reforçou em quase todas as posições, o bom técnico Eduardo Coudet tem mostrado evolução no futebol do Galo, apesar de ainda tímida a melhora. Esse ano o Galo está novamente na final do Campeonato Mineiro.

O Corinthians, mesmo sem um grande elenco, terminou bem a temporada passada sob o comando de Vítor Pereira, mas o técnico não faz mais parte da equipe e sem grandes contratações, o Corinthians mudou o comando técnico e conseguiu manter a base do ano anterior. Esse ano o Corinthians já amargou a eliminação precoce no Campeonato Paulista diante do Ituano, nas quantas de final, ainda, na Neo Química Arena lotada.

O Internacional, último brasileiro no ranking de expectativas, apesar de ser o atual vice-campeão brasileiro, também perdeu algumas peças e ao mesmo tempo buscou reposição para reforçar o elenco, porém em campo ainda não conseguiu mostrar o seu melhor, vem se apresentando como um time bem instável. Esse ano foi eliminado na semifinal do Campeonato Gaúcho em pleno o Beira Rio, diante do Caxias e infelizmente com muita confusão e cenas lamentáveis no fim da partida.

Reitero o que já destaquei acima, o ranking de expectativas está baseado no que os times já apresentaram até agora na temporada 2023, mas todos possuem condições de evoluir e isso deve ocorrer naturalmente ao longo da temporada.

Na próxima semana começa a fase de grupos da Copa Libertadores da América e cada um terá a sua torcida em busca da manutenção da hegemonia brasileira.

Diogo Pécora é advogado e comentarista esportivo.

Comunicar erro
patro site 1

Comentários

patro 2