DE 15 A 17 ANOS

Secel retoma formato de seleção municipal do futsal nos Jogos Estudantis

Publicado em

Michel Alvim / Secom-MT

Configuração será mantida devido à confirmação do retorno da modalidade aos Jogos da Juventude do COB

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) informa que o futsal continuará a ser disputado no formato de seleção municipal nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, que abrangem atletas de 15 a 17 anos.

A configuração será mantida devido à confirmação do retorno da modalidade aos Jogos da Juventude, conforme anúncio feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta quarta-feira (19.2).

De acordo o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a comunidade esportiva de todo o Brasil foi surpreendida com a notícia.

“De qualquer forma, todos ficamos muito felizes com a decisão do COB, afinal os Jogos da Juventude proporcionam vivências e oportunidades incomparáveis. É muito bom que os atletas do futsal, com idade entre 15 a 17 anos, voltem a vivenciar toda a estrutura que o COB oferece”, expõe o superintendente.

O futsal esteve presente no evento desde o ano 2000, quando o COB assumiu a organização dos Jogos da Juventude. Em 2023, a modalidade saiu do programa da competição, mas agora retorna de forma definitiva.

Leia Também:  Minas se prepara para enfrentar o Marreco

Para o Presidente do COB, Marco La Porta, a decisão também atende a um anseio de uma comunidade forte e atuante.

“O futsal é uma modalidade muito tradicional nas escolas de todo o país e, por isso, não poderia mais ficar de fora dos Jogos da Juventude, a maior competição para esta faixa etária no Brasil. É uma questão de justiça e merecimento por toda história desta modalidade tão popular e vitoriosa e que revela tantos craques para o nosso país”, afirmou Marco La Porta.

Celeiro de talentos para o esporte nacional, os Jogos da Juventude 2025 serão disputados na capital federal, entre 10 e 25 de setembro e, além do futsal, terão outras 18 modalidades.

Já o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que foi criado em 2024 para suprir a modalidade nessa faixa etária em caráter nacional, não será mais realizado.

“Entendemos que nossa missão foi cumprida. O Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub 17 cumpriu o papel que lhe coube pelo tempo suficiente para se tornar inesquecível”, informou o representante da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Gedeon.

Leia Também:  House Via Motos vence Chapada dos Guimarães no jogo de ida das oitavas de final

Assim sendo, a Secel reforça que o futsal será disputado no formato de seleção municipal nos jogos regionais e estaduais da faixa etária de 15 a 17 anos, e a readequação informada no início do mês de fevereiro não tem mais validade.

“Havíamos informado a readequação ao formato escolar para seguir o padrão adotado no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. Com a retomada do futsal aos Jogos da Juventude, a modalidade continua sendo disputada por seleções municipais nos Jogos com atletas de 15 a 17 anos em Mato Grosso”, enfatiza Marcelo Cruz.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futsal

Jaraguá vence o Umuarama na estreia da Liga Nacional de Futsal

Published

on

Foto: Paulo Sauer/LNF

Confronto tem duas viradas e termina com triunfo aurinegro por 4 a 3, na Arena Jaraguá

A Arena Jaraguá foi palco de um duelo eletrizante que marcou a estreia de Jaraguá e Umuarama na Liga Nacional de Futsal 2025. Em um confronto de tirar o fôlego, com duas viradas no placar, o time da casa superou o paranaense por um apertado 4 a 3, garantindo uma largada positiva.

O resultado representou mais do que três pontos para o Jaraguá. A equipe catarinense encerrou um tabu incômodo que persistia desde 2020, acumulando quatro derrotas em estreias na Liga Nacional, incluindo dois reveses consecutivos para o próprio Umuarama.

O Jaraguá volta a jogar na quarta-feira, às 19h, no primeiro clássico oficial da temporada contra o Joinville, válido pelo Campeonato Estadual. No dia 28, no mesmo horário, o desafio será contra o Foz Cataratas, pela segunda rodada da Liga Nacional. O Umuarama tem confronto marcado para a quinta-feira, às 19h, contra o Praia Clube, em Uberlândia.

O ritmo da partida foi ditado pela intensidade, com o Jaraguá buscando o ataque e criando as melhores oportunidades. No entanto, a agilidade nos contra-ataques do Umuarama impôs dificuldades e manteve a tensão na Arena.

Leia Também:  Mandantes perdem jogos de ida pelas quartas da LNF 2024

O placar foi aberto por Tatinho, inflamando a torcida mandante. A resposta do Umuarama veio rápida e contundente, com Vini Rod e Capinha virando o jogo ainda no primeiro tempo. Mas a garra do Jaraguá falou mais alto, e Eka deixou tudo igual antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, a O Jaraguá mostrou sua força. Jhonnas e Yan balançaram as redes, abrindo uma vantagem de dois gols que parecia encaminhar a vitória. Contudo, o Umuarama não se entregou e, a dois minutos do fim, diminuiu a diferença, exercendo forte pressão em busca do empate, mas os catarinenses seguraram o resultado.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA