Seleção também luta por uma vaga na primeira Copa do Mundo da modalidade, que será nas Filipinas
Entre os dias 22 e 30 de março, Sorocaba (SP) será palco da Copa América de Futsal Feminino. O Brasil, atual campeão e dono de sete títulos no torneio, chega como favorito absoluto à conquista do octacampeonato. A única vez que a seleção brasileira não levantou a taça foi em 2015, quando a Colômbia surpreendeu e ficou com o título.
A competição reúne dez seleções divididas em dois grupos. Na primeira fase, cada equipe enfrenta as adversárias da própria chave. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais, e os vencedores disputam a grande decisão no dia 30.
Uma das grandes novidades desta edição é que as três seleções que terminarem no pódio garantem vaga na inédita Copa do Mundo de Futsal Feminino. O Mundial será disputado nas Filipinas, de 21 de novembro a 7 de dezembro, com a participação de 16 equipes.
Grupos definidos
No Grupo A, o Brasil terá como adversários Venezuela, Paraguai, Bolívia e Equador. Já o Grupo B conta com Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru.
Sempre favorita
Tradicionalmente, a seleção brasileira é apontada como a grande favorita ao título. Tanto pela história no futsal quanto pela qualidade do elenco, a equipe comandada pelo técnico Márcio Coelho chega forte para mais uma disputa continental.
A principal estrela do time é Amandinha, ala do Torreblanca, da Espanha. “Rainha do Futsal”, ela foi eleita a melhor jogadora do mundo por oito anos consecutivos. Ao lado dela, outras atletas de destaque completam a seleção, como Emilly, atual melhor do mundo e jogadora do Burella-ESP, e Camila, vencedora do prêmio em 2023, que defende o FSF Castro-ESP.
Gaúchas em quadra
Entre as experientes do elenco está a pivô Lucileia, de 41 anos, natural de Santo Ângelo. Ela joga pelo Bitonto, da Itália, e foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2013. Outras duas gaúchas também compõem a equipe: a ala Tampa, de Constantina, e a fixa Diana, de Caxias do Sul. Ambas atuam no mesmo clube de Lucileia.
Agenda da seleção brasileira
O Brasil estreia no dia 22 de março, contra a Bolívia, às 13h15min. No dia seguinte, enfrenta o Equador às 20h. Depois, encara o Paraguai no dia 26, às 20h, e fecha a fase de grupos diante da Venezuela, no dia 27, às 17h45min.
Se avançar, a seleção disputa a semifinal em 29 de março. A final está marcada para o dia 30. Os jogos do Brasil terão transmissão ao vivo pelo SporTV.