Vitórias sobre EUA e Japão impulsionam Brasil à sua melhor colocação em mais de uma década
A Seleção Brasileira feminina vive um momento de alta no cenário internacional. Nesta quinta-feira (12/6), a Fifa divulgou a nova atualização do ranking mundial, e o Brasil apareceu na 4ª colocação, subindo quatro posições em relação à última lista. A marca representa a melhor posição da equipe desde dezembro de 2013, coroando o trabalho recente do técnico Arthur Elias.
Essa escalada histórica no ranking é consequência direta das vitórias recentes em amistosos contra duas das principais seleções do futebol feminino: Estados Unidos e Japão.
Triunfos sobre potências impulsionam pontuação
O Brasil venceu os Estados Unidos por 2 a 1, no dia 9 de abril, em San José (EUA), quebrando um tabu histórico: foi a primeira vitória brasileira como visitante diante das norte-americanas, que seguem liderando o ranking com 2.057,19 pontos.
Em seguida, a Seleção derrotou o Japão duas vezes em solo brasileiro. O primeiro duelo, em 30 de maio, na Neo Química Arena (SP), terminou em 3 a 1. O segundo confronto, realizado em 2 de junho, em Bragança Paulista, teve vitória brasileira por 2 a 1. Com as derrotas, as japonesas caíram para a 7ª posição na lista da Fifa.
Melhor desempenho entre todas as seleções
Com esses resultados, o Brasil alcançou 2.004,31 pontos, um aumento de 26,92 pontos em relação à atualização anterior — o maior crescimento entre todas as seleções avaliadas neste período.
Confira o novo top 10 do ranking da Fifa:
Estados Unidos – 2.057,19 pts
Espanha – 2.034,34 pts
Alemanha – 2.030,88 pts
Brasil – 2.004,31 pts
Inglaterra – 1.999,78 pts
Suécia – 1.989,21 pts
Japão – 1.982,51 pts
Canadá – 1.974,46 pts
Coreia do Norte – 1.944,23 pts
França – 1.941,61 pts