RACISMO NA LIBERTADORES

Palmeiras repudia gesto de torcedor em jogo contra o Cerro

Publicado em

Reprodução

Clube paulista identifica suspeito de gesto racista contra torcida do Cerro Porteño e promete punição exemplar

Durante a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño pela Copa Libertadores, realizada na quarta-feira (9/4), no Allianz Parque, um episódio lamentável de racismo veio à tona. Um torcedor com casaco do Palmeiras foi flagrado imitando gestos de macaco em direção à torcida paraguaia. As imagens rapidamente circularam nas redes sociais, gerando indignação.

Em nota oficial publicada nesta quinta-feira (10/4), o clube paulista repudiou veementemente o ocorrido e informou que está utilizando seu sistema de biometria facial e câmeras de segurança para identificar o autor do ato. O torcedor será banido da plataforma de compra de ingressos do clube e, se for integrante do programa Avanti, será excluído.

Medidas Rigorosas e Tolerância Zero ao Preconceito

O Palmeiras também confirmou que registrará um Boletim de Ocorrência para assegurar a apuração completa do caso. “Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação”, diz trecho da nota.

Leia Também:  Botafogo vence Boavista por 4 a 0 e se aproxima do título da Taça Rio

A postura firme do clube reflete uma tentativa de combater o racismo estrutural ainda presente nas arquibancadas sul-americanas. A direção alviverde reforçou o compromisso com a inclusão e o respeito, destacando que atos discriminatórios não serão ignorados, tampouco tratados com condescendência.

Histórico de Conflitos Raciais entre Palmeiras e Cerro Porteño

Infelizmente, o episódio mais recente não é isolado. Em 2023, o então jogador Bruno Tabata denunciou ofensas racistas de torcedores do Cerro Porteño durante uma partida no Paraguai. Curiosamente, o atleta também acabou punido pela Conmebol por fazer gesto semelhante em resposta às provocações.

Mais recentemente, em março de 2025, jogadores do Palmeiras Sub-20 também foram vítimas de racismo em jogo contra o clube paraguaio. Um torcedor do Cerro, com uma criança nos braços, repetiu os mesmos gestos ofensivos em direção aos jovens atletas Figueiredo e Luighi.

A repetição de casos envolvendo os mesmos clubes acende um alerta sobre a urgência de ações coordenadas e punitivas por parte das entidades esportivas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Palmeiras vence o Fluminense e joga por empate para ir à final da Libertadores

Published

on

O Palmeiras saiu do Maracanã com a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira, e chega ao jogo de volta da semifinal da Libertadores em situação bastante confortável. Em uma partida de poucas oportunidades claras, Flaco López e Marlon Freitas converteram as chances que tiveram, enquanto Wesley Natã marcou o gol de honra dos donos da casa já nos acréscimos.

O resultado tem sabor de vantagem estratégica: no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nubank Parque, em São Paulo, o Verdão joga simplesmente por um empate para garantir vaga na final.

A campanha continental do clube paulista ajuda a explicar a frieza com que administra esses momentos. Esta é a 13ª semifinal de Libertadores da história do Palmeiras, que persegue o quarto título da competição. Somando os últimos seis anos, foram cinco semifinais disputadas, com três classificações à decisão — convertidas em dois troféus e um vice.

O jogo

O primeiro tempo foi de estudo, com o Fluminense criando um pouco mais. Logo no início, o Palmeiras respondeu com um contra-ataque, mas Flaco López estava em impedimento. Na sequência, Ganso lançou Hulk, que tocou para Canobbio; o uruguaio bateu de primeira, por cima do gol de Carlos Miguel. Aos 18, Hulk arriscou de fora da área e assustou. O Tricolor chegou a ficar mais perto do gol aos 40, quando Ganso encontrou Hulk na área, o camisa 7 girou com espaço e finalizou, obrigando Carlos Miguel a trabalhar.

Leia Também:  Rafinha fala sobre Ancelotti na Seleção: "Tinha que ser um treinador brasileiro"

O gol do Verdão veio aos 44 minutos, curiosamente na primeira finalização da equipe na partida. Piquerez tabelou com Andreas Pereira pela esquerda e cruzou na medida para Flaco López completar para as redes. Até o intervalo, o Palmeiras ainda teve mais duas chances: um corte preciso de Thiago Silva e um chute rasteiro de Flaco López que passou perto da trave de Fábio.

O segundo tempo começou com o Palmeiras pressionando. Aos dois minutos, Marlon Freitas recuperou a bola e acionou Piquerez, que invadiu a área e viu Fábio espalmar. O Fluminense respondeu aos sete, com chute de Hércules defendido por Carlos Miguel, e logo depois com cabeçada de Canobbio após escanteio, novamente afastada pelo goleiro.

Quando o jogo parecia caminhar para o controle tricolor, o Palmeiras mostrou sua eficiência. Aos 21, Jhon Arias deu um belo passe para Giay, que finalizou com perigo, para fora. Aos 36, Marlon Freitas puxou contra-ataque e abriu com Felipe Anderson, que driblou e bateu cruzado — Fábio salvou. Minutos depois, porém, a sobra ficou: Mauricio passou para Sosa, cujo chute rasteiro parou no goleiro, e Felipe Anderson tocou para trás. Marlon Freitas apareceu para bater de primeira e marcar o segundo, sem chances para Fábio.

O Fluminense ainda descontou nas últimas jogadas da partida. Guga cruzou na área, Carlos Miguel mal calculou a saída e Wesley Natã subiu mais que a defesa para cabecear e diminuir o placar, dando emoção ao resultado final.

Antes da decisão da vaga, os dois times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Fluminense recebe o Santos no domingo (18), às 16h, no Maracanã, pela 31ª rodada. No sábado (17), às 19h30, o Palmeiras visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.

Leia Também:  Bragantino tem dois desfalques confirmados contra o Botafogo pelo Brasileiro

FICHA TÉCNICA

Resultado Fluminense 1 x 2 Palmeiras
Competição Copa Libertadores – Semifinal (jogo de ida)
Local Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data 14 de outubro de 2026 (quarta-feira)
Horário 21h30 (horário de Brasília)
Cartões amarelos Barboza (Palmeiras)
Cartões vermelhos Nenhum

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA