LIBERTADORES

Jogador do São Paulo é acusado de xenofobia por atleta do Talleres

Publicado em

Miguel Schincariol/Getty Images

Lateral venezuelano do Talleres teria sido chamado de “morto de fome” por Bobadilla, do São Paulo, e deixou o campo chorando

Um episódio lamentável manchou o fim da partida entre São Paulo e Talleres, nesta terça-feira (27/5), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O lateral-esquerdo venezuelano Miguel Navarro, do time argentino, acusou o volante Damián Bobadilla, do Tricolor paulista, de proferir uma ofensa xenofóbica ao chamá-lo de “venezuelano morto de fome”.

A denúncia ganhou força após Navarro sair visivelmente abalado do campo, amparado por colegas de equipe e até por adversários. A cena comoveu torcedores e levantou questionamentos sobre atitudes discriminatórias em campo. O gesto protocolar contra racismo, previsto pela FIFA — cruzar os punhos sobre a cabeça — não foi realizado pela arbitragem, mesmo com a paralisação momentânea da partida.

Jogador se emociona e colegas denunciam o caso publicamente

O momento mais tenso ocorreu após o gol da virada do São Paulo, aos 41 minutos do segundo tempo, marcado por Luciano. Uma confusão teve início em campo e, logo em seguida, Navarro desabou em lágrimas. Após o apito final, o também jogador do Talleres, Augusto Schott, deu declarações fortes na transmissão oficial, denunciando o ocorrido como um ato de racismo.

Leia Também:  Libertadores define chaveamento e abre caminho para duelos brasileiros no mata-mata

“Estamos num ambiente que fala muito sobre luta contra a discriminação. É doloroso ver um companheiro sendo alvo de algo tão baixo. Não podíamos ignorar”, afirmou Schott.

Navarro, por sua vez, evitou dar detalhes, mas confirmou o nome do acusado: “Sim, Bobadilla. Ele sabe o que disse. Me ofendeu. Só quero ir para casa”, desabafou, visivelmente emocionado.

Repercussão e medidas a serem tomadas

A situação teve desdobramentos imediatos. Navarro dirigiu-se ao posto da Polícia Militar presente no estádio do MorumBIS, mas até o momento não foi confirmada a formalização de uma denúncia oficial. O técnico do Talleres, Mariano Levisman, classificou o caso como xenofobia e criticou a falta de ação direta da arbitragem.

“Há um discurso forte sobre conscientização, mas na prática, ainda enfrentamos episódios como esse. É inadmissível”, afirmou o treinador, relatando que Navarro cogitou abandonar o campo.

A Conmebol ainda não se pronunciou oficialmente, mas o caso deve entrar em pauta, com possíveis investigações e sanções disciplinares. A acusação de xenofobia pode resultar em punições severas, caso confirmada.

Leia Também:  Cuiabá recebe o Botafogo, líder do Brasileirão

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Costa do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo

Published

on

A Costa do Marfim começou sua caminhada na Copa do Mundo com vitória por 1 a 0 sobre o Equador, na noite deste domingo, no Lincoln Financial Field, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo E. O gol da vitória saiu apenas nos minutos finais, após boa jogada de Singo e conclusão precisa de Diallo, que garantiu os primeiros três pontos da seleção marfinense.

O resultado teve peso também na tabela. Com a vitória, a Costa do Marfim assumiu a vice-liderança da chave, atrás apenas da Alemanha, que mais cedo havia goleado Curaçao. Já o Equador, que viu cair uma invencibilidade de 19 partidas, aparece na terceira colocação, ainda sem pontuar.

O jogo

A partida teve forte presença de atletas que atuam no futebol brasileiro. Gonzalo Plata, do Flamengo, além de Alan Franco e Alan Minda, do Atlético-MG, começaram como titulares pelo Equador. Já Preciado, também do clube mineiro, entrou na etapa final. Em campo, o duelo foi marcado por chances claras dos dois lados e por bolas na trave que quase mudaram o rumo do jogo antes do gol derradeiro.

Leia Também:  São Paulo vence o Mirassol e encerra sequência negativa no Brasileirão

No primeiro tempo, o Equador criou as principais oportunidades. Moisés Caicedo arriscou de longe e, pouco depois, Enner Valencia perdeu grande chance após falha defensiva da equipe africana. A Costa do Marfim respondeu com finalizações de Yeboah, Touré e Wahi, mas também parou em defesas importantes e no travessão. Ainda antes do intervalo, Minda teve a melhor chance equatoriana ao aparecer livre para finalizar de primeira, mas a bola voltou a carimbar a trave.

Na etapa final, o ritmo continuou intenso. Logo no início, Enner Valencia tabelou com Gonzalo Plata e acertou a trave em mais uma chegada perigosa do Equador. A Costa do Marfim respondeu com Diomande e Wahi, que também levaram perigo, mas sem sucesso. O Equador ainda assustou com Preciado e Porozo, até que, aos 44 minutos, Singo arrancou pela defesa, avançou em velocidade e encontrou Diallo livre na área. O atacante finalizou de primeira e decretou a vitória marfinense.

Próximos jogos | Grupo E – segunda rodada da Copa do Mundo

Alemanha x Costa do Marfim

Data e horário: 20/06 (sábado), às 17h (de Brasília)

Local: BMO Field, em Toronto (Canadá)

Equador x Curaçao

Leia Também:  Fortaleza vence o Goiás pelo Brasileirão e se classifica para a Sul-Americana

Data e horário: 20/06 (sábado), às 21h (de Brasília)

Local: Arrowhead Stadium, em Kansas City (EUA)

FICHA TÉCNICA
Placar

Costa do Marfim 1 x 0 Equador

Competição Copa do Mundo (Grupo E – primeira rodada)
Local Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Data 14 de junho de 2026 (domingo)
Horário 20h (de Brasília)
Cartões amarelos Seko Fofana, Franck Kessié e Guela Doue (Costa do Marfim) / Gonzalo Plata e Porozo (Equador)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Francois Letexier (FRA)
Assistente 1 Cyril Mugnier (FRA)
Assistente 2 Mehdi Rahmouni (FRA)
VAR Jarred Gillett (ING)
Gol Diallo, aos 44′ do 2ºT (Costa do Marfim)
Costa do Marfim Yahia Fofana; Guela Doue (Kossounou), Wilfried Singo, Emmanuel Agbadou e Ghislain Konan; Franck Kessié e Seko Fofana (Sangaré); Yan Diomande, Elye Wahi (Bonny), Nicolas Pepe (Oulai) e Bazoumana Touré (Amad Diallo)
Técnico da Costa do Marfim Emerse Faé
 Equador Hernán Galíndez; Piero Hincapié, Joel Ordóñez e Willian Pacho; Alan Franco (Porozo), Moisés Caicedo, Pedro Vite e Alan Minda (Angulo); John Yeboah (Preciado), Gonzalo Plata e Enner Valencia (Kevin Rodríguez)
Técnico do Equador Sebastián Beccacece

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA