Futebol Profissional

Duelo contra o Vasco deste sábado é pontapé inicial de período que terá disputas de mata-mata, impacto de Davide Ancelotti e possíveis mudanças com uso de reforços

Publicado em

Foto: Divulgação

Após o fim da participação na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo volta a campo às 18h30 (de Brasília) deste sábado contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Duas semanas depois da eliminação diante do Palmeiras, o Alvinegro passa a ter pela frente a metade mais decisiva da temporada. Há a possibilidade de novas dinâmicas no ataque, expectativa pela adaptação de reforços e o impacto do trabalho de Davide Ancelotti, que não comandará o time no clássico.

Sucessão no ataque

 

O clássico deste sábado será o primeiro jogo do Botafogo sem dois de seus titulares até então, um deles ídolo – o atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair, ambos negociados com o Nottingham Forest. A saída do camisa 99 abre espaço para o que pode ser uma nova configuração do ataque alvinegro.

Arthur Cabral é visto como o sucessor natural de Igor, mas possui características distintas. É menos móvel e mais fixo na área, participando menos da construção de jogadas. Não à toa, quando foi perguntado sobre o ex-camisa 99, Arthur negou ser seu substituto. O que não muda, entretanto, é o peso de tornar-se a referência ofensiva do Alvinegro.

Com 11 jogos pelo Botafogo até aqui, Mastriani é uma opção para atuar como segundo atacante, mas conta com a concorrência de outro reforço: Joaquín Correa. O argentino, ex-Inter de Milão, tem dois jogos até aqui e passa por período de adaptação comum a outros nomes recém-contratados.

Leia Também:  Corinthians tem o primeiro dia com treinos em dois períodos na pré-têmpora
Arthur Cabral em Palmeiras x Botafogo, na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Image Photo Agency/Getty Images

Arthur Cabral em Palmeiras x Botafogo, na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Image Photo Agency/Getty Images

Mata-mata no horizonte

 

Com o início da “parte 2” da temporada a partir de Vasco x Botafogo, o Alvinegro também passa a mirar compromissos outrora distantes: as disputas de mata-mata na Copa do Brasil e na Libertadores. O clássico será o pontapé inicial para um trabalho que terá que se provar em breve – primeiro contra o Bragantino, no torneio nacional, e depois contra a LDU na competição sul-americana.

Minutagem a reforços

 

Dos cinco jogadores contratados pelo Botafogo antes da Copa do Mundo de Clubes, quatro estão relacionados para o clássico: o zagueiro Kaio Pantaleão, o meia Álvaro Montoro e os atacantes Arthur Cabral e Joaquín Correa. A exceção é o o goleiro Christian Loor.

Com um calendário mais robusto a partir da retomada do Brasileirão, a comissão técnica do Botafogo também poderá fazer testes e definir hierarquias com os nomes que chegaram e os que já estavam à disposição.

Joaquín Correa em atuação em Palmeiras x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo

Joaquín Correa em atuação em Palmeiras x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo

Até o momento, Montoro foi o mais utilizado, com três partidas na Copa do Mundo de Clubes – e elogios internos sobre comprometimento e habilidade em treinos. Arthur Cabral e Joaquín Correa surgem na sequência com dois jogos cada, e Kaio é quem foi menos acionado até aqui. Curiosamente, o zagueiro é quem tem mais perspectiva de minutos no futuro próximo, já que é o único zagueiro destro à disposição do Botafogo.

Leia Também:  António Oliveira é demitido do Sport após sequência negativa

Ideias de Ancelotti

 

Mesmo sem comandar o time, visto que não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a tempo, Davide Ancelotti pode mostrar suas primeiras ideias no Botafogo no clássico – ainda que por meio de Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente que será interino contra o Vasco.

Davide Ancelotti — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Davide Ancelotti — Foto: Vítor Silva/Botafogo

O italiano foi a aposta de John Textor rumo a um time de estilo mais ofensivo e identificado com o chamado “Botafogo Way”. O técnico de 35 anos tem menos de uma semana de trabalho até aqui, e seus treinos têm focado em diferentes estratégias no ataque.

O Botafogo é o atual oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos e um jogo a menos. Após o clássico contra o Vasco, o Alvinegro terá pela frente Vitória, Sport e Corinthians no torneio nacional.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Fluminense dá adeus à Sul-Americana com empate amargo e saída de Renato Gaúcho

Published

on

O sonho do Fluminense na Copa Sul-Americana chegou ao fim na noite desta terça-feira. Jogando no Maracanã, o Tricolor carioca não conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida e, ao empatar em 1 a 1 com o Lanús, foi eliminado nas quartas de final pelo placar agregado de 2 a 1. A frustração com o resultado culminou na imediata demissão do técnico Renato Gaúcho.

O Jogo

A partida começou com o Fluminense determinado a buscar a virada. A equipe da casa impôs pressão desde os primeiros minutos, explorando as bolas aéreas e criando oportunidades. Everaldo e Acosta, em cabeçadas que passaram perto, já sinalizavam a intenção ofensiva. Aos 19 minutos, a insistência tricolor foi recompensada: Serna fez uma bela jogada pela ponta, cruzou para Acosta escorar, e Canobbio, com um voleio preciso, abriu o placar, incendiando o Maracanã.

Mesmo com a vantagem, o Fluminense não recuou e manteve o ímpeto ofensivo. Aos 23 minutos, Samuel Xavier arriscou de fora da área e viu a bola explodir na trave, por pouco não ampliando o marcador antes do intervalo.

Leia Também:  Vasco e Palmeiras duelam em Brasília com destaque para goleiros em grande fase

Na segunda etapa, o Lanús, ciente da necessidade de reagir, adiantou suas linhas em busca do empate. Contudo, foi o Fluminense quem esteve próximo de balançar as redes novamente aos oito minutos, quando Martinelli recebeu a bola na área, mas chutou em cima do goleiro Losada. Pouco depois, Freytes desperdiçou uma boa chance de cabeça.

A persistência argentina, porém, foi recompensada. Aos 22 minutos, Aquino tabelou com Marcelino Moreno e, com frieza, tocou na saída do goleiro Fábio, empatando a partida e decretando a eliminação do Fluminense. O gol do Lanús representou um golpe fatal nas aspirações do time carioca, que precisaria de mais dois gols para avançar.

Consequências e Próximos Passos

Com a eliminação confirmada e a derrota no agregado por 2 a 1, a diretoria do Fluminense anunciou a saída do técnico Renato Gaúcho após o apito final. O clube buscará um novo comandante para o restante da temporada, focando agora exclusivamente no Campeonato Brasileiro.

Leia Também:  Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos

O Lanús, por sua vez, segue firme na competição e aguarda o desfecho do confronto entre Universidad de Chile e Alianza Lima, que se enfrentam nesta quinta-feira, para conhecer seu adversário na semifinal.

Próximos jogos:

  • Fluminense: Entra em campo no próximo domingo para enfrentar o Botafogo, no Maracanã, às 16h (de Brasília), pela 25ª rodada do Brasileirão.
  • Lanús: Visitará o Instituto AC Cordoba no Estadio Juan Domingo Perón, também no próximo domingo, às 20h15, em partida válida pela décima rodada do Clausura do Campeonato Argentino.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA