Deputado estadual está fomentando diversas competições em Cuiabá
O deputado estadual Eduardo Botelho (UB) aparece empatado tecnicamente com Abílio Júnior na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo site O Documento. O crescimento do parlamentar coincide com o reconhecimento pelo apoio e fomento ao futebol amador em Cuiabá, através de ações realizadas em prol de diversas competições competições segmento.
Botelho tem comparecido nos campos de futebol da capital mato-grossense e percebeu o que mesmo carente de um maior respaldo do poder público, os eventos conta com público expressivo e gera uma cadeia econômica que beneficia parte da população, através da remuneração de atletas, a oportunidade de comércio para vendedores ambulantes e prestação de serviços de locutores, coordenadores e veículos de comunicação.
Ao se apresentar para “cuidar” do futebol amador e buscar soluções para as maiores dificuldades do segmento, Botelho caiu na graça da grande maioria dos abnegados que se dedicam diariamente aos eventos que acontecem em Cuiabá. Com simpatia e irreverente, rejeição se tornou algo praticamente nulo em relação ao nome do deputado dentro do futebol amador. As principais lideranças já visualizam um futuro promissor em caso de vitória caso Botelho seja mesmo candidato e prefeito da capital.
PESQUISA PERCENT
Encomendada pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, pesquisa realizada pela Percent nas cinco regiões da Capital aponta crescimento consolidado do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil). No quadro geral, ele saltou de 10% para 18,5% em um intervalo de quatro meses, quando foi aplicada a última sondagem. O deputado federal, Abílio Júnior (PL), segue em 1º lugar, com 21,1%, o que caracteriza empate técnico com Botelho.
A Percent aplicou vários cruzamentos de segundo turno, em Cuiabá. Em todos os cenários, se a eleição fosse hoje, Botelho venceria seus principais oponentes na disputa pela prefeitura municipal. No confronto direto contra Abílio, o chefe do Legislativo cravou 30%, contra 24,3% do deputado federal. Em eventual disputa mano a mano com o também deputado federal, Fábio Garcia, Botelho impõe frente superior a 20 pontos. Neste cenário, Fábio alcançou 12,3% contra 32,5% creditados ao gestor do Parlamento mato-grossense.
Quando se testou o vice-prefeito da Capital, a frente de intenção de votos ficou ainda mais elástica. Botelho obteve 34,8%, contra 9,1% de Stopa, este último deve ser o provável nome apoiado pelo atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), em 2024. Mesmo ancorado na figura do presidente Lula (PT), Lúdio não conseguiu superar seu colega de Legislativo. Neste cenário pesquisado pela Percent, Botelho registrou 33,3% de preferência, contra 17,4% de Lúdio.
Para o proprietário da Percent, Ronye Steffan, se comparada com a última pesquisa aplicada na Capital, Botelho foi o nome que mais avançou entre o eleitorado cuiabano. “O presidente da Assembleia Legislativa (Botelho) deu uma estilingada de oito pontos em relação a nossa última aferição de campo, o que lhe colocou em condição de empate técnico com o Abílio. Vale destacar a performance de Botelho no segundo turno. Ele derrota todos os seus oponentes, inclusive o Abílio. A pesquisa mostrou ainda que a apatia do Lúdio quanto o processo eleitoral do próximo ano, ele evita tocar no assunto a todo custo, está o empurrando para baixo. Ou seja: Se o Lúdio continuar anêmico, apagado, ele tende a cair ainda mais até o início do processo eleitoral”, avaliou Ronye.