TÊNIS INTERNACIONAL

João Fonseca perde para Cobolli na estreia do ATP 500 de Halle

Publicado em

Antonio Borga/Eurasia Sport Images/Getty Images

Em jogo equilibrado, brasileiro cai na primeira rodada do torneio na Alemanha, que serve como preparação para Wimbledon.

O tenista brasileiro João Fonseca, número 57 do ranking mundial, se despediu precocemente do ATP 500 de Halle, na Alemanha. Ele foi derrotado pelo italiano Flavio Cobolli, 24º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 e 7/6, em uma partida marcada pelo equilíbrio e definida nos detalhes.

O torneio em Halle é uma das principais competições de preparação para Wimbledon, o Grand Slam mais tradicional do circuito, disputado na grama.

Jogo equilibrado do início ao fim

A partida começou extremamente equilibrada, com os dois tenistas confirmando seus serviços em sequência. Apesar de Cobolli ter liderado boa parte do primeiro set, Fonseca reagiu no momento decisivo, conseguiu uma quebra no 11º game e fechou a parcial em 7/5.

No segundo set, o equilíbrio persistiu. Nenhum dos jogadores cedeu quebras, levando a disputa para o tie-break. Melhor no momento de maior pressão, Cobolli venceu por 7/6, empatando o jogo.

Leia Também:  Grávida e imbatível: Pri Heldes brilha pelo Fluminense na Superliga

O terceiro set seguiu o mesmo roteiro, com domínio dos sacadores e alta intensidade. Novamente, a definição foi para o tie-break, onde o italiano confirmou sua força e fechou a parcial em 7/6, selando a vitória.

Preparação para Wimbledon segue

Apesar da eliminação, João Fonseca sai de Halle com ritmo de jogo na grama, superfície em que tem menos experiência. O brasileiro agora foca na reta final da preparação para Wimbledon, que começa no dia 30 de junho, em Londres.

A boa fase do jovem tenista, que alcançou recentemente sua melhor posição no ranking, reforça a expectativa de um desempenho competitivo no Grand Slam britânico.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Servidora de Cuiabá é convocada para Mundial de Karatê-Dô

Published

on

Ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou diversos títulos

A servidora municipal da Educação Nayara Karoline Amarante de Amorim também tem levado o nome da capital mato-grossense para o cenário esportivo nacional e internacional. Atleta de Karatê-Dô Tradicional, faixa-preta 3º Dan e integrante das seleções Mato-Grossense e Brasileira, ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou títulos estaduais, nacionais, Pan-Americanos e mundiais.

No mais recente desafio, disputado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Curitiba (PR), durante o 37º Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, Nayara conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, ampliando o histórico de resultados construído ao longo de sua carreira.

Trajetória

A relação da atleta com o karatê começou ainda na infância e está diretamente ligada à história de sua família. Ela cresceu dentro do ambiente do dojô, convivendo desde cedo com o esporte e com os valores transmitidos pela prática.

Aos sete anos de idade, em 2001, Nayara começou a disputar os Campeonatos Brasileiros e, desde então, foi medalhista em todas as edições das quais participou. Ao longo da carreira, soma 22 títulos de campeã brasileira, além de importantes conquistas em competições internacionais.

Entre os resultados de maior destaque está o título de campeã mundial conquistado em Portugal, em 2024. A atleta também possui medalhas de prata e bronze em diferentes edições de Campeonatos Mundiais realizados na Polônia, Eslovênia e no Brasil, em modalidades como Kata Individual e em Equipe, Kumitê Individual e Enbu, disputado em dupla.

O desempenho esportivo também rendeu à atleta o reconhecimento com a Honra ao Mérito Desportivo Cuiabano, homenagem que destaca sua contribuição para o esporte e para a representação da cidade.

Leia Também:  Júlia Coutinho e Gabriela Barbosa conquistam ouro e prata na ginástica artística

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Alves, a trajetória de Nayara representa o potencial transformador do esporte e serve de inspiração para outros cuiabanos.

“A Secretaria Municipal de Esporte vem trabalhando para que histórias como a da servidora Nayara Karoline Amarante de Amorim sejam uma rotina na vida dos nossos cidadãos cuiabanos, pois acreditamos que o esporte é uma das grandes ferramentas de transformação social”, disse.

O secretário também destacou a honra de ter a atleta representando a capital cuiabana. “Quanto à vencedora Nayara Karoline, nos sentimos honrados por uma servidora da casa representar tão bem o nosso município. Que outras vitórias venham e que tudo isso possa continuar inspirando novos atletas cuiabanos”, afirmou.

Para Nayara, representar Cuiabá possui um significado especial, principalmente por ser a cidade onde nasceu e onde também construiu sua trajetória profissional como servidora pública municipal.

“Representar Cuiabá tem um significado muito especial para mim. É a cidade onde nasci e onde, além de atleta, também exerço minha profissão como servidora pública municipal. Então, quando entro em uma competição levando o nome de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil, existe um sentimento de orgulho, pertencimento e responsabilidade muito grande”, destaca.

Segundo a atleta, levar o nome da capital para competições de alto rendimento é também uma forma de mostrar a força do esporte cuiabano.

“É uma alegria e satisfação pessoal poder mostrar que temos atletas daqui competindo em alto nível e levando o nome da nossa cidade para outros lugares do mundo e para o mais alto lugar do pódio”, afirma.

Leia Também:  OKC vence Pacers e fica a uma vitória do título da NBA

Novos desafios

Agora, um novo desafio internacional está no horizonte. Nayara foi convocada para integrar a equipe brasileira no 23º Campeonato Mundial de Karatê-Dô, que será realizado no Cairo, no Egito, entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro deste ano.

Para viabilizar a participação na competição, a atleta busca investimentos, apoio e recursos necessários para custear sua preparação e presença no Mundial. A meta é voltar a representar Cuiabá e Mato Grosso em uma das principais competições da modalidade.

Por trás das medalhas e títulos, a trajetória da servidora é marcada por anos de treinamento, dedicação, renúncias e desafios. Para ela, os ensinamentos adquiridos no tatame ultrapassam o ambiente esportivo e contribuem para sua formação pessoal e profissional.

Nayara acredita ainda que sua história pode servir de inspiração para outras pessoas encontrarem no esporte uma oportunidade de transformação.

“O esporte é um grande fator de transformação social e humana. Ele contribui para o desenvolvimento de valores como respeito, honra, disciplina, constância, autocontrole e capacidade de continuar mesmo diante dos desafios e dificuldades. São aprendizados que ultrapassam o tatame e que levamos para a vida pessoal, profissional e para a convivência em sociedade”, ressalta.

Para a atleta, o reconhecimento institucional também contribui para fortalecer o esporte em Cuiabá e incentivar novas gerações a ingressarem em diferentes modalidades.

“Esse reconhecimento da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Lazer é importantíssimo para o fortalecimento do esporte na nossa cidade, para a valorização dos nossos atletas e para incentivar os cuiabanos e nossos cuiabaninhos a encontrarem no esporte oportunidades de desenvolvimento, formação e transformação”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA