FIM DA LINHA

Chile afunda e fica fora da Copa pela terceira vez seguida após derrota para a Bolívia

Publicado em

Maja Hitij/Getty Images

Após conquistas históricas em 2015 e 2016, seleção chilena amarga mais uma eliminação precoce nas Eliminatórias

A queda do Chile nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 confirma uma crise prolongada. A derrota por 2 a 0 para a Bolívia, nessa terça-feira (10/6), no estádio Municipal de El Alto, decretou a eliminação matemática da seleção chilena. É a terceira vez consecutiva que os bicampeões da América (2015 e 2016) ficam fora do maior torneio do futebol mundial.

A campanha decepcionante expõe a distância entre o passado recente de conquistas e o atual momento. Com apenas 10 pontos em 16 partidas, a equipe chilena amarga a lanterna da tabela. O desempenho ofensivo e defensivo foi frágil: apenas 9 gols marcados e 24 sofridos.

Números que refletem a crise

O retrospecto nas Eliminatórias foi desastroso:

16 jogos disputados

2 vitórias

4 empates

10 derrotas

9 gols marcados

24 gols sofridos

Mesmo com mudanças de técnicos ao longo do ciclo, o Chile não conseguiu engrenar. A ausência de uma renovação efetiva e o declínio da geração campeã parecem ter pesado, deixando a equipe sem identidade e competitividade nas partidas decisivas.

Leia Também:  CBF demite Dorival Júnior após goleada sofrida contra a Argentina

Enquanto isso, a Bolívia sonha

Se para os chilenos a campanha termina com frustração, para os bolivianos ainda há esperança. Com a vitória, a seleção da Bolívia chegou aos 18 pontos e ocupa a 8ª colocação, mantendo viva a chance de terminar entre os seis primeiros ou garantir uma vaga na repescagem. As duas últimas rodadas, marcadas para setembro, serão decisivas para o desfecho da disputa.

A eliminação do Chile reacende o debate sobre o futuro da seleção e a necessidade de uma reconstrução profunda. Enquanto isso, outras seleções sul-americanas seguem avançando e se firmando no cenário internacional.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Bragantino goleia o Vasco em São Januário

Published

on

O Red Bull Bragantino foi superior em São Januário e derrotou o Vasco por 3 a 0 na noite deste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação consistente, o time paulista aproveitou espaços, contou com grande desempenho de Tiago Volpi e ainda se beneficiou de falhas defensivas do adversário para construir a vitória com gols de Rodriguinho, Isidro Pitta e Fernando dos Santos.

O jogo

O Vasco começou o jogo tentando controlar a posse de bola, o Bragantino mostrou eficiência nas chegadas ao ataque e soube explorar os erros do time carioca. Logo nos primeiros minutos, o goleiro Léo Jardim já precisou trabalhar em cabeçada de Rodriguinho e em outras investidas do Massa Bruta. Do outro lado, Tiago Volpi também apareceu bem para segurar finalizações de Thiago Mendes, Claudio Spinelli e Andrés Gómez.

O confronto teve momentos de equilíbrio na etapa inicial, mas o Bragantino foi mais perigoso. Antes do intervalo, Henry Mosquera e Isidro Pitta criaram boas oportunidades, enquanto o Vasco desperdiçava suas melhores chegadas. Aos 45 minutos, em contra-ataque rápido, Rodriguinho carregou até a entrada da área e acertou um chute forte no canto esquerdo de Léo Jardim para abrir o placar.

Leia Também:  Liverpool imortaliza camisa 20 após trágica morte de Diogo Jota

Na volta para o segundo tempo, o time visitante manteve o ritmo e ampliou cedo. Aos 15 minutos, Mosquera escapou pela esquerda, cruzou rasteiro para a pequena área, e Isidro Pitta apareceu na frente da marcação para completar para o gol. O segundo gol aumentou a pressão sobre o Vasco, que passou a ser vaiado pela torcida em diversos momentos da partida.

Mesmo em desvantagem, o time carioca tentou reagir e criou algumas chances, principalmente em finalizações de Brenner e Spinelli, mas esbarrou em Tiago Volpi, um dos destaques da partida. O goleiro do Bragantino fez pelo menos duas defesas importantes no segundo tempo e ajudou a impedir qualquer reação vascaína.

A situação do Vasco piorou aos 31 minutos da etapa final. Em uma tentativa de recuo, Alan Saldivia errou feio e entregou a bola nos pés de Fernando dos Santos. O atacante avançou, driblou Léo Jardim e finalizou com o gol livre para marcar o terceiro, em um lance que gerou fortes vaias da arquibancada ao defensor vascaíno.

Nos minutos finais, o Bragantino ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada ainda maior. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti em lance envolvendo Eric Ramires dentro da área. Na cobrança, Eduardo Sasha bateu por cima do travessão e desperdiçou a oportunidade.

Leia Também:  CBF demite Dorival Júnior após goleada sofrida contra a Argentina

Mesmo assim, o erro não alterou o panorama de uma noite amplamente favorável ao Bragantino, que controlou o jogo, foi mais perigoso e confirmou a vitória sem sofrer gols. Já o Vasco encerrou a partida sob protestos da torcida, depois de uma atuação marcada por pouca efetividade no ataque e erros decisivos na defesa.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA