BOTAFOGO EM ALERTA

Clube enfrenta crise e grupo da morte no Mundial de Clubes

Publicado em

Ruano Carneiro/Getty Images

Após início decepcionante em 2025, Glorioso tenta reencontrar o bom futebol em torneio internacional decisivo

Após uma temporada histórica em 2024, com títulos do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo vive um início de 2025 marcado por instabilidade. O clube amargou o 9º lugar no Campeonato Carioca, igualando sua pior campanha na competição, e ainda não engrenou nem no Brasileirão, onde ocupa posição mediana com três vitórias, três empates e três derrotas, nem na Libertadores, onde está em terceiro lugar no Grupo A, ainda sem vaga garantida nas oitavas de final.

Com uma rodada restante na fase de grupos da competição continental, o Fogão disputa diretamente com a Universidade do Chile a classificação. Empatado com o Estudiantes, vice-líder com 9 pontos, o time carioca precisa vencer o líder chileno, que soma 10, para seguir com chances no torneio.

Desmanche e instabilidade afetam rendimento

Parte da queda de rendimento pode ser atribuída à grande reformulação do elenco. Jogadores-chave como Thiago Almada, Luiz Henrique, Júnior Santos, Adryelson e Tiquinho Soares deixaram o clube. A perda do técnico Artur Jorge, peça central nas conquistas recentes, agravou ainda mais o cenário. Sob novo comando técnico, o Glorioso busca uma identidade que ainda não foi consolidada nesta temporada.

Leia Também:  Internacional fica só no empate contra Atlético-GO pelo Brasileirão

A combinação de saídas importantes e a falta de entrosamento da nova formação tem impactado diretamente nas atuações em campo, colocando o planejamento de 2025 em xeque.

Mundial de Clubes: o grande teste do ano

O principal desafio do ano será o Mundial de Clubes, que começa em 14 de junho, e para o qual o Botafogo foi sorteado no Grupo B, ao lado de PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. Considerado o “grupo da morte”, o sorteio não foi favorável. O PSG, que pode chegar ao torneio como campeão da Champions League, é o principal favorito da chave. Já o Atlético de Madrid, apesar de não ter levantado títulos, fez boas campanhas em La Liga (3º lugar) e na Champions (quartas de final).

Para o Botafogo, o Mundial representa a chance de reencontrar o protagonismo internacional e apagar as incertezas que tomaram conta da temporada. O time terá que mostrar força mental, tática e técnica para sobreviver a um grupo duríssimo e, quem sabe, repetir as façanhas de 2024 em novo palco global.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Palmeiras vence o Fluminense e joga por empate para ir à final da Libertadores

Published

on

O Palmeiras saiu do Maracanã com a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira, e chega ao jogo de volta da semifinal da Libertadores em situação bastante confortável. Em uma partida de poucas oportunidades claras, Flaco López e Marlon Freitas converteram as chances que tiveram, enquanto Wesley Natã marcou o gol de honra dos donos da casa já nos acréscimos.

O resultado tem sabor de vantagem estratégica: no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nubank Parque, em São Paulo, o Verdão joga simplesmente por um empate para garantir vaga na final.

A campanha continental do clube paulista ajuda a explicar a frieza com que administra esses momentos. Esta é a 13ª semifinal de Libertadores da história do Palmeiras, que persegue o quarto título da competição. Somando os últimos seis anos, foram cinco semifinais disputadas, com três classificações à decisão — convertidas em dois troféus e um vice.

O jogo

O primeiro tempo foi de estudo, com o Fluminense criando um pouco mais. Logo no início, o Palmeiras respondeu com um contra-ataque, mas Flaco López estava em impedimento. Na sequência, Ganso lançou Hulk, que tocou para Canobbio; o uruguaio bateu de primeira, por cima do gol de Carlos Miguel. Aos 18, Hulk arriscou de fora da área e assustou. O Tricolor chegou a ficar mais perto do gol aos 40, quando Ganso encontrou Hulk na área, o camisa 7 girou com espaço e finalizou, obrigando Carlos Miguel a trabalhar.

Leia Também:  São Paulo cede empate ao Cruzeiro e segue sem vitória no Brasileirão

O gol do Verdão veio aos 44 minutos, curiosamente na primeira finalização da equipe na partida. Piquerez tabelou com Andreas Pereira pela esquerda e cruzou na medida para Flaco López completar para as redes. Até o intervalo, o Palmeiras ainda teve mais duas chances: um corte preciso de Thiago Silva e um chute rasteiro de Flaco López que passou perto da trave de Fábio.

O segundo tempo começou com o Palmeiras pressionando. Aos dois minutos, Marlon Freitas recuperou a bola e acionou Piquerez, que invadiu a área e viu Fábio espalmar. O Fluminense respondeu aos sete, com chute de Hércules defendido por Carlos Miguel, e logo depois com cabeçada de Canobbio após escanteio, novamente afastada pelo goleiro.

Quando o jogo parecia caminhar para o controle tricolor, o Palmeiras mostrou sua eficiência. Aos 21, Jhon Arias deu um belo passe para Giay, que finalizou com perigo, para fora. Aos 36, Marlon Freitas puxou contra-ataque e abriu com Felipe Anderson, que driblou e bateu cruzado — Fábio salvou. Minutos depois, porém, a sobra ficou: Mauricio passou para Sosa, cujo chute rasteiro parou no goleiro, e Felipe Anderson tocou para trás. Marlon Freitas apareceu para bater de primeira e marcar o segundo, sem chances para Fábio.

O Fluminense ainda descontou nas últimas jogadas da partida. Guga cruzou na área, Carlos Miguel mal calculou a saída e Wesley Natã subiu mais que a defesa para cabecear e diminuir o placar, dando emoção ao resultado final.

Antes da decisão da vaga, os dois times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Fluminense recebe o Santos no domingo (18), às 16h, no Maracanã, pela 31ª rodada. No sábado (17), às 19h30, o Palmeiras visita o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.

Leia Também:  Cristiano Ronaldo estreia em Hollywood com estúdio e saga de ação

FICHA TÉCNICA

Resultado Fluminense 1 x 2 Palmeiras
Competição Copa Libertadores – Semifinal (jogo de ida)
Local Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data 14 de outubro de 2026 (quarta-feira)
Horário 21h30 (horário de Brasília)
Cartões amarelos Barboza (Palmeiras)
Cartões vermelhos Nenhum

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA