Futebol Profissional

Xerifes de São Januário: dupla de zaga casca-grossa lidera o Vasco na luta contra o rebaixamento

Publicado em

Medel e Maicon, dupla de zaga do Vasco — Foto: Arte ge

Com seguidas atuações de destaque, veteranos Medel e Maicon comandam o time dentro e fora de campo

Há dois xerifes em São Januário. Um é baixinho (1,71 m), chileno, vive sua primeira experiência no Brasil e foi contratado com status de estrela. O outro é alto (1,91 m), brasileiro, já foi ídolo em outro clube do país (São Paulo) e chegou desacreditado, apesar do extenso currículo. Há muitas diferenças entre Medel e Maicon, mas também semelhanças gritantes.

Veteranos, cascas-grossas, experientes e líderes dentro e fora de campo. Medel e Maicon encaixaram como uma luva na zaga do Vasco e hoje são símbolos de um time que oscila, mas jamais deixa de lutar. Há outros personagens importantes na campanha de recuperação, mas se o clube ainda está vivo e demonstra rodada após rodada gana de permanecer na Série A, isso passa muito pelos dois. Medel é o capitão, mas Maicon também tem bastante influência no elenco.

Na vitória contra o Botafogo, na segunda-feira, a dupla funcionou perfeitamente. Medel e Maicon ganharam quase todos os duelos contra os atacantes do Botafogo. Tiquinho Soares e Diego Costa praticamente não tiveram oportunidades.

Leia Também:  Botafogo goleia e pega o Bragantino por vaga na fase de grupos da Libertadores

Os dois foram contratados na mesma época, no fim de junho. Curiosamente, a dupla surgiu por acaso. A princípio, Medel jogaria como volante. Ele não foi bem no meio de campo em seus primeiros jogos e foi recuado para a zaga por Ramón Díaz. Deu muito certo.

Maicon, por sua vez, foi contratado para compor elenco. Um jogador experiente, que chegou sem custos para o Vasco, mas o alvo para a posição era Lyanco, então no Southampton. Maicon demorou a entrar no time, mas no dia a dia foi ganhando espaço e oportunidades com Ramón Díaz. E foi muito bem.

– Vínhamos trabalhando e falando sobre jogar com dois centrais. São jogadores de muitíssima experiência, e é um momento complicado e delicado. Então precisamos dessa experiencia e dessa tranquilidade para transmitir para os mais jovens que temos no elenco. No momento, temos que ter espírito, agressividade e nos juntarmos. Eles transmitem isso. Espero que sigam com essa atitude. A torcida está gostando, estamos felizes, e hoje eles parecem ser os ideais – elogiou Ramón Díaz, com um sorriso no rosto, após a vitória sobre o Botafogo.

Leia Também:  Mixto retoma os treinamentos de olho no Operário

Veja os números da dupla Medel e Maicon, em levantamento realizado pelo Espião Estatístico do ge:

  • Maicon e Medel iniciaram cinco jogos juntos como titulares na zaga
  • Foram duas vitórias, dois empates e uma derrota
  • A dupla tem aproveitamento de 53,3%
  • Com a dupla, o Vasco sofreu apenas dois gols
  • Dos dois gols sofridos, um foi em cobrança de falta (Raphael Veiga)

Os jogos da dupla:

 

  • Palmeiras 1 x 0 Vasco
  • Bahia 1 x 1 Vasco
  • Goiás 1 x 1 Vasco*
  • Cuiabá 0 x 2 Vasco
  • Vasco 1 x 0 Botafogo

 

*O gol do Goiás saiu depois de Maicon ter sido substituído

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Luverdense e ABC ficam no empate na Série D

Published

on

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C.

Goleiro do LEC vai bem e evita derrota em casa

Luverdense e ABC ficaram no empate por 0 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Série D. Com maior posse de bola, a equipe da casa não conseguiu transformar o domínio em chances claras de gol. Já o time visitante criou as melhores oportunidades da partida, mas parou nas grandes defesas do goleiro Caíque França.

O Luverdense iniciou a partida com mais posse de bola e tentou controlar as ações nos primeiros minutos, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em oportunidades. A equipe mato-grossense não finalizou nenhuma vez no gol e também não teve cobranças de escanteio durante os primeiros 45 minutos.

Já o ABC foi mais perigoso nas chegadas ao ataque. Aos cinco minutos, Wellington Carvalho cabeceou para fora após cobrança de escanteio. Aos 15, Riquelmi arriscou de fora da área e obrigou Cauã França a fazer boa defesa. Aos 38, novamente pelo lado esquerdo, Riquelmi cruzou para Wellington Carvalho finalizar, mas o goleiro do Luverdense voltou a aparecer com uma grande intervenção.

Leia Também:  Botafogo goleia e pega o Bragantino por vaga na fase de grupos da Libertadores

A partida ficou bastante truncada a partir da metade do primeiro tempo, com muitas faltas e poucas jogadas ofensivas. Houve parada para hidratação aos 31 minutos. O ABC recebeu dois cartões amarelos: Luiz Fernando, aos 18 minutos, e Wellington Carvalho, aos 41. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. Apesar de ter mais posse de bola, o Luverdense teve pouca produção ofensiva, enquanto o ABC criou as melhores oportunidades da etapa.

A etapa final começou mais movimentada que a primeira. Logo aos quatro minutos, Thiago Gabriel recebeu cartão amarelo. Dois minutos depois, o Luverdense criou sua melhor oportunidade na partida. Após cruzamento na área, Pedro Bortoluzo desviou de cabeça para Renato Bady, que finalizou, mas o goleiro Matheus Alves saiu bem do gol e fez grande defesa.

Aos 15 minutos, Hitalo Mota foi advertido com cartão amarelo. Na sequência, o técnico do Luverdense promoveu a entrada de Lucas Vieira no lugar de Renato Bady. O ABC respondeu aos 19 minutos. Jhosefer fez grande jogada individual, driblou dois marcadores e finalizou forte. Pedro Bortoluzo salvou em cima da linha e evitou o gol da equipe potiguar.

As duas equipes fizeram mudanças ao longo da segunda etapa em busca da vitória. Aos 28 minutos, o Luverdense colocou Cauã Lucca e Emerson Mineiro nas vagas de Wendel Barros e Hitalo Mota. Dois minutos depois, Gustavo Alexandria recebeu cartão amarelo. Aos 36 minutos, Luiz Fernando cobrou falta, Wellington Carvalho desviou, e Gustavo Alexandria afastou o perigo quase em cima da linha, impedindo o gol do ABC.

Leia Também:  Maicon quer usar experiência para ajudar o Vasco na sequência da temporada

A melhor oportunidade da partida aconteceu aos 41 minutos. Brunão aproveitou um vacilo da defesa do Luverdense, tentou driblar o goleiro Caique França, que fez grande defesa. No rebote, Igor Bahia, com o gol aberto, chutou por cima do travessão e desperdiçou uma chance incrível de abrir o placar.

Após o empate sem gols no jogo de ida, a decisão da vaga nas quartas de final ficou completamente aberta para o confronto de volta. As equipes voltam a se enfrentar no dia 26 de julho (domingo), às 17h (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a classificação será decidida nos pênaltis.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA