Outros Esportes

FIA inicia análise após mal-estar de pilotos no GP do Catar de F1

Publicado em

Oscar Piastri, segundo colocado no GP do Catar, mostrou sinais de exaustão no parque fechado — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Entidade promete investigar medidas para atenuar cansaço físico extremo, potencializado por calor em Lusail; pilotos relataram episódios como vômito durante a corrida e perda de consciência

Após diversos pilotos relatarem mal-estar devido ao forte calor durante o GP do Catar, 17ª etapa da F1 2023, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prometeu investigar formas de atenuar o desafio físico extremo para etapas futuras. Na vitória de Max Verstappen, Logan Sargeant abandonou com sintomas de desidratação severa; Esteban Ocon relatou ter vomitado dentro do capacete na 15ª de 57 voltas em Lusail.

– A FIA nota com preocupação que as extremas temperatura e umidade durante o GP do Catar de F1 2023 tenham impactado o bem-estar dos pilotos. Enquanto atletas de elite, não deveríamos esperar que eles competissem sob condições que podem prejudicar sua saúde ou segurança. A operação segura dos carros é, a todo tempo, responsabilidade dos competidores (times). Entretanto, em outros aspectos relacionados a segurança como estrutura do circuito e requisitos de segurança dos carros, a FIA vai tomar todas as medidas razoáveis para estabelecer e comunicar parâmetros aceitáveis nos quais as competições são disputadas – diz trecho da nota.

Leia Também:  Bia Haddad vai para as oitavas depois de um jogo de 3h30 na China

Segundo a FIA, a corrida catari será discutida na próxima reunião do conselho médico da entidade, em Paris (França). Dentre os tópicos discutidos estarão medidas como pesquisas por um fluxo de ar mais eficiente dentro do cockpit, assim como recomendações para mudanças no calendário. A atual montagem do cronograma da F1 esbarra em questões logísticas, sustentáveis e até feriados nacionais, além de questões climáticas nas cidades-sede dos GPs.

A entidade reforça que a próxima edição do GP do Catar, em 2024, será disputada no fim de novembro, no dia 29 – época em que as temperaturas no país já estão mais baixas devido à proximidade do inverno no hemisfério norte. Mesmo assim, a FIA alega preferir “agir agora para evitar uma repetição desse cenário”.

Diversos pilotos apontaram sintomas de mal-estar durante ou após a corrida em Lusail. Além de Sargeant e Ocon, Lance Stroll e Lando Norris relataram perda momentânea de consciência. O tricampeão Verstappen relembrou que alguns pilotos deitaram no chão após a conclusão da prova: é o caso do segundo colocado Oscar Piastri, que se refrescou com uma garrafa d’água na nuca assim que estacionou no parque fechado.

Leia Também:  Ferrari vai dar suporte a Weug, pioneira em Maranello

– Essas temperaturas… tudo ficava borrado, nas curvas de alta velocidade estávamos quase desmaiando. A pressão ficando baixa. Com a força G nas curvas de alta, nas últimas 20 voltas já não dava pra enxergar mais nada, porque era como se perdêssemos a consciência nesses trechos – disse Stroll, que recebeu atendimento em uma ambulância.

Durante a corrida, Fernando Alonso também se queixou do superaquecimento do assento do AMR23, mas a Aston Martin não pôde ajudar o espanhol. Por algumas vezes, George Russell tirou as mãos do volante em busca de uma brisa refrescante nas luvas.

A F1 2023 retorna entre os dias 20 e 22 de outubro para o GP dos Estados Unidos (Austin, Texas), que marca o início de uma rodada tripla nas Américas. Veja dias e horários de todas as corridas da temporada aqui.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Outros Esportes

Servidora de Cuiabá é convocada para Mundial de Karatê-Dô

Published

on

Ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou diversos títulos

A servidora municipal da Educação Nayara Karoline Amarante de Amorim também tem levado o nome da capital mato-grossense para o cenário esportivo nacional e internacional. Atleta de Karatê-Dô Tradicional, faixa-preta 3º Dan e integrante das seleções Mato-Grossense e Brasileira, ela acumula uma trajetória de 29 anos dedicados ao esporte e já conquistou títulos estaduais, nacionais, Pan-Americanos e mundiais.

No mais recente desafio, disputado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Curitiba (PR), durante o 37º Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, Nayara conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, ampliando o histórico de resultados construído ao longo de sua carreira.

Trajetória

A relação da atleta com o karatê começou ainda na infância e está diretamente ligada à história de sua família. Ela cresceu dentro do ambiente do dojô, convivendo desde cedo com o esporte e com os valores transmitidos pela prática.

Aos sete anos de idade, em 2001, Nayara começou a disputar os Campeonatos Brasileiros e, desde então, foi medalhista em todas as edições das quais participou. Ao longo da carreira, soma 22 títulos de campeã brasileira, além de importantes conquistas em competições internacionais.

Entre os resultados de maior destaque está o título de campeã mundial conquistado em Portugal, em 2024. A atleta também possui medalhas de prata e bronze em diferentes edições de Campeonatos Mundiais realizados na Polônia, Eslovênia e no Brasil, em modalidades como Kata Individual e em Equipe, Kumitê Individual e Enbu, disputado em dupla.

O desempenho esportivo também rendeu à atleta o reconhecimento com a Honra ao Mérito Desportivo Cuiabano, homenagem que destaca sua contribuição para o esporte e para a representação da cidade.

Leia Também:  Competições esportivas de diferentes modalidades ocorrem neste fim de semana

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Alves, a trajetória de Nayara representa o potencial transformador do esporte e serve de inspiração para outros cuiabanos.

“A Secretaria Municipal de Esporte vem trabalhando para que histórias como a da servidora Nayara Karoline Amarante de Amorim sejam uma rotina na vida dos nossos cidadãos cuiabanos, pois acreditamos que o esporte é uma das grandes ferramentas de transformação social”, disse.

O secretário também destacou a honra de ter a atleta representando a capital cuiabana. “Quanto à vencedora Nayara Karoline, nos sentimos honrados por uma servidora da casa representar tão bem o nosso município. Que outras vitórias venham e que tudo isso possa continuar inspirando novos atletas cuiabanos”, afirmou.

Para Nayara, representar Cuiabá possui um significado especial, principalmente por ser a cidade onde nasceu e onde também construiu sua trajetória profissional como servidora pública municipal.

“Representar Cuiabá tem um significado muito especial para mim. É a cidade onde nasci e onde, além de atleta, também exerço minha profissão como servidora pública municipal. Então, quando entro em uma competição levando o nome de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil, existe um sentimento de orgulho, pertencimento e responsabilidade muito grande”, destaca.

Segundo a atleta, levar o nome da capital para competições de alto rendimento é também uma forma de mostrar a força do esporte cuiabano.

“É uma alegria e satisfação pessoal poder mostrar que temos atletas daqui competindo em alto nível e levando o nome da nossa cidade para outros lugares do mundo e para o mais alto lugar do pódio”, afirma.

Leia Também:  Capoeiristas mandam bem na 7ª Copa Nortão de Capoeira

Novos desafios

Agora, um novo desafio internacional está no horizonte. Nayara foi convocada para integrar a equipe brasileira no 23º Campeonato Mundial de Karatê-Dô, que será realizado no Cairo, no Egito, entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro deste ano.

Para viabilizar a participação na competição, a atleta busca investimentos, apoio e recursos necessários para custear sua preparação e presença no Mundial. A meta é voltar a representar Cuiabá e Mato Grosso em uma das principais competições da modalidade.

Por trás das medalhas e títulos, a trajetória da servidora é marcada por anos de treinamento, dedicação, renúncias e desafios. Para ela, os ensinamentos adquiridos no tatame ultrapassam o ambiente esportivo e contribuem para sua formação pessoal e profissional.

Nayara acredita ainda que sua história pode servir de inspiração para outras pessoas encontrarem no esporte uma oportunidade de transformação.

“O esporte é um grande fator de transformação social e humana. Ele contribui para o desenvolvimento de valores como respeito, honra, disciplina, constância, autocontrole e capacidade de continuar mesmo diante dos desafios e dificuldades. São aprendizados que ultrapassam o tatame e que levamos para a vida pessoal, profissional e para a convivência em sociedade”, ressalta.

Para a atleta, o reconhecimento institucional também contribui para fortalecer o esporte em Cuiabá e incentivar novas gerações a ingressarem em diferentes modalidades.

“Esse reconhecimento da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Lazer é importantíssimo para o fortalecimento do esporte na nossa cidade, para a valorização dos nossos atletas e para incentivar os cuiabanos e nossos cuiabaninhos a encontrarem no esporte oportunidades de desenvolvimento, formação e transformação”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA