OPINIÃO

A “LEI DO EX” TAMBÉM SERVE PARA TREINADOR?

Publicado em

Há um famoso ditado popular que diz: “O mundo dá voltas”, e no futebol não é diferente. No futebol temos ainda os ditados populares que dizem: “Quem não faz, leva”, “A bola pune”, e como não lembrar da famosa e sempre presente “Lei do ex”.

Nessas voltas do mundo do futebol, Dorival Júnior, renomado e experiente treinador, conhecido também como “tapa buraco”, chegou para comandar o Flamengo que apesar do elenco recheado não passava por um bom momento.

Dorival arrumou a casa, fez o time jogar, conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, chegou a ser cogitado para a seleção brasileira, mas queria mesmo era permanecer no Flamengo e disputar os oito títulos possíveis em 2023, porém sofreu um duro golpe, sorrateiramente foi preterido e justamente para o treinador de quem venceu a Copa do Brasil.

Nas voltas do mundo do futebol, o Flamengo com novo comandante perdeu desempenho e foi acumulando reveses, contrariando as altas expectativas da torcida, perdeu a Supercopa do Brasil, foi eliminado no Mundial Interclubes, perdeu a Recopa Sulamericana, sucumbiu na Taça Guanabara e mesmo após ampla vantagem na partida inicial, levou a virada no segundo jogo e perdeu também o Campeonato Carioca. Mais recente, também após vantagem inicial e já com outro treinador (Jorge Sampaoli), foi eliminado da Copa Libertadores da América.

Leia Também:  Corinthians e Flamengo empatam pela 26ª rodada do Brasileirão 2023

Enquanto isso, Dorival curtia forçadamente o curto período sabático até ser chamado para a nova missão, dessa vez diante de um elenco bem menos recheado e muito desorganizado, assumiu o modesto e vitorioso de outrora, São Paulo. Como era de se esperar, arrumou a casa e fez o time jogar, oscilante no Brasileirão, mas muito consistente na Copa Sul-americana e na Copa do Brasil.

Em mais uma dessas voltas do mundo do futebol, se qualificaram para a grande final da Copa do Brasil o São Paulo de Dorival e o seu ex-time, o Flamengo atualmente treinado por Sampaoli. Quiseram os Deuses do futebol que o atual campeão e ejetado Dorival reencontrasse justamente na final da Copa do Brasil o seu ex-time e atual campeão Flamengo, mas agora em lados opostos apenas um poderá levantar a taça novamente.

A já citada “Lei do ex” não costuma falhar, mas normalmente é o atleta em campo que balança as redes do seu ex-time, porém dessa vez pode ser diferente, Dorival Júnior pode dar uma interpretação extensiva à referida lei e vencer a Copa do Brasil novamente, agora contra o seu ex-time.

Leia Também:  Revelado pelo Luverdense, volante de 11 anos assina contrato com o São Paulo

Quem se dará melhor ainda é uma incógnita, mas o prenúncio é que devemos ter duas grandes partidas na final da Copa do Brasil, de um lado o São Paulo de Dorival Júnior em busca do título inédito para a turma do Morumbi e do outro lado, o Flamengo de Jorge Sampaoli em busca de salvar o ano para a turma da Gávea com a conquista de ao menos um título após os seguidos reveses deste ano.

Diogo Pécora é advogado e comentarista esportivo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Futebol Profissional

Corinthians vence o Atlético-MG com gol no fim e ganha fôlego na tabela 

Published

on

O Corinthians conquistou uma vitória importante na noite deste domingo ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol decisivo foi marcado por Zakaria Labyad já na reta final do segundo tempo, em um jogo que também ficou marcado pelo retorno de Memphis Depay após dois meses afastado por lesão na coxa.

Com o resultado, o time paulista chegou aos 21 pontos, subiu para a 15ª colocação e abriu três de vantagem sobre o Santos, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, com 18. O Atlético-MG, que vinha de três partidas sem perder, estacionou nos 21 pontos e permaneceu na 11ª posição.

O jogo

O Corinthians começou a partida com mais iniciativa e criou a primeira boa oportunidade logo aos quatro minutos, quando Gustavo Henrique tabelou com Yuri Alberto e finalizou com perigo, rente à trave esquerda de Everson. O Atlético respondeu pouco depois em cobrança de falta de Bernard, que encontrou Cuello em condição favorável, mas o atacante não conseguiu acertar o alvo.

O confronto seguiu equilibrado ao longo da primeira etapa. O time mineiro voltou a assustar aos 15 minutos em jogada construída pela esquerda, enquanto o Corinthians tentou responder em chegada de Breno Bidon, que finalizou sem direção. A melhor chance atleticana surgiu aos 33, quando Cuello completou para as redes após cruzamento rasteiro de Renan Lodi, mas o lance foi invalidado por impedimento.

Nos minutos finais antes do intervalo, o Corinthians cresceu em campo e passou a pressionar mais. André teve chance pelo alto em cruzamento de Garro, e o próprio meia argentino ainda obrigou Everson a fazer boa defesa em chute de primeira da entrada da área.

Leia Também:  União Visita o Goiás com Time Alternativo em Busca da Virada na Copa Verde

Na etapa complementar, o Atlético-MG conseguiu levar perigo em contra-ataques, enquanto o Corinthians buscava mais presença ofensiva. Aos 15 minutos, a noite ganhou um ingrediente especial para a torcida alvinegra com a entrada de Memphis Depay, que voltou a atuar depois de mais de dois meses fora. A última participação do holandês havia sido no empate por 1 a 1 com o Flamengo, em 22 de março.

Mesmo ainda retomando o ritmo de jogo, Memphis participou de lances importantes no setor ofensivo. Em uma das jogadas, avançou pela esquerda e conseguiu um escanteio. Depois, apareceu dentro da área após cruzamento de Kaio César e escorada de Yuri Alberto, mas não conseguiu concluir.

O Atlético também teve suas oportunidades. Bernard desperdiçou uma boa chance de cabeça, e Cassierra tentou uma finalização de voleio, sem sucesso. Quando o empate parecia encaminhado, o Corinthians encontrou o caminho da vitória aos 42 minutos. Matheuzinho foi ao fundo e cruzou para a segunda trave. A bola atravessou a área até encontrar Labyad livre, que bateu de primeira para definir o placar.

Nos acréscimos, o Timão ainda tentou ampliar em contra-ataque puxado por Kaio César e Yuri Alberto, mas a defesa atleticana conseguiu cortar o passe que buscava Memphis. O apito final confirmou um resultado valioso para o Corinthians, que respira um pouco mais aliviado na luta para se afastar das últimas posições, enquanto o Atlético-MG voltou a tropeçar fora de casa.

Leia Também:  Cuiabá enfrenta o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

Próximos jogos

Corinthians
Jogo: Corinthians x Platense
Competição: Copa Libertadores (6ª rodada)
Data e horário: 27 de maio de 2026 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Atlético-MG
Jogo: Atlético-MG x Puerto Cabello
Competição: Copa Sul-Americana (5ª rodada)
Data e horário: 27 de maio de 2026 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)

FICHA TÉCNICA
Corinthians 1 x 0 Atlético-MG
Competição 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data 24 de maio de 2026 (domingo)
Horário 18h30 (de Brasília)
Cartões amarelos Yuri Alberto (Corinthians); Cuello e Ruan Tressoldi (Atlético-MG)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes Rafael da Silva Alves (RS) e Anne Kesy Gomes Sá (AM)
VAR Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols Zakaria Labyad, aos 43′ do 2ºT (Corinthians)
Corinthians Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Gabriel Paulista e Matheus Bidu; André (Memphis Depay), Raniele (Allan), Rodrigo Garro (Zakaria Labyad) e Bidon (André Carrillo); Lingard (Kaio César) e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Diniz
Atlético-MG Everson; Natanael, Ruan Tressoldi, Júnior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon e Victor Hugo (Alan Minda); Cuello, Bernard (Cissé) e Cassierra. Técnico: Eduardo Domínguez

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

FUTEBOL AMADOR

FUTSAL

FUTEVÔLEI

OUTROS ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA